Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBerselli, Marcia
dc.creatorLeopold, Douglas Vicente
dc.date.accessioned2023-02-07T17:54:04Z
dc.date.available2023-02-07T17:54:04Z
dc.date.issued2023-01-25
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27754
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Licenciatura em Teatro, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis research has as its theme the Drama in single sessions with deaf people in a virtual environment, intending to analyze the strategies used by the teacher in the development of six processes Drama in the context mentioned before. The choice of the deaf adult audience, the remote environment, and Drama as a work methodology was due to previous explorations carried out by the author, who is now experimenting with the single session format for performing each process. The research methodology was based on action research (Thiollent, 1986) and, for the theoretical framework, the author seeks support from Cabral (2006) and Pereira (2015), who bring the theories of Drama. Still, to base studies on Deaf Culture, the authors Perlin (2016), Gesser (2009), and Rezende (2019) are brought. Finally, to provide support with the virtual environment and the scenic practices carried out in it, Dubatti (2021) and Muniz and Dubatti (2018) are consulted. Furthermore, it is expected that the reflections presented in this work can instigate the readers to (re)think their way of conducting scenic practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCultura Surdapor
dc.subjectAmbiente virtualpor
dc.subjectProcess Dramaeng
dc.subjectDeaf Cultureeng
dc.subjectVirtual environmenteng
dc.subjectProcesso de Dramapor
dc.titleENTRE TELAS, FICÇÕES, ESPAÇOS E TEMPOS: PROCESSOS DE DRAMA EM SESSÕES ÚNICAS COM SURDOS EM AMBIENTE VIRTUALpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Teatro.por
dc.description.resumoEsta pesquisa traz como tema processos de Drama em sessões únicas com surdos em ambiente virtual, tendo como objetivo investigar as estratégias utilizadas pelo professor no desenvolvimento de seis processos de Drama no contexto já citado. A escolha do público surdo adulto, do ambiente remoto e do Drama como metodologia de trabalho se deu devido às explorações anteriores realizadas pelo autor, que agora experimenta o formato de sessão única para a realização de cada processo. A metodologia de pesquisa se deu pela pesquisa-ação (Thiollent, 1986) e, para o referencial teórico, o autor busca apoio em Cabral (2006) e Pereira (2015), que trazem as teorias do Drama. Ainda, para embasar os estudos sobre a Cultura Surda, são trazidas as autoras Perlin (2016), Gesser (2009) e Rezende (2019). Por fim, para tratar sobre o ambiente virtual e as práticas cênicas realizadas nele, são consultados Dubatti (2021) e Muniz e Dubatti (2018). Ainda, se espera que as reflexões apresentadas neste trabalho possam instigar o leitor e a leitora a (re)pensar seu modo de conduzir práticas cênicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto