dc.contributor.advisor | Lehnhart, Eliete dos Reis | |
dc.creator | Doro, Daiane da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T16:07:00Z | |
dc.date.available | 2023-02-14T16:07:00Z | |
dc.date.issued | 2023-02-02 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27798 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the contribution of the Busca Ativa, a public policy implemented
in order to promote the rescue of students at risk of school dropout in the municipal public
elementary school system of São Leopoldo/RS, Brazil, in 2021, during the pandemic period.
This study has a descriptive nature based on a qualitative approach. As a methodological
resource, document analysis was used from official documents made available by the Municipal
Education Department and semi-structured interviews carried out with professionals from the
management teams of schools in the municipality. The analysis of the results showed
that telephone contact, contact via WhatsApp and home visits were the most used and most
successful strategies in rescuing students away from school. Social and economic vulnerability
was identified as the main reason for school exclusion in the Covid-19 scenario, highlighting
the constant change of address of families. It was concluded that, despite the need to strengthen
joint work with the intersectoral network, Busca Ativa project was positive, contributing to
reduce school dropout in the São Leopoldo municipal education system and rescuing about 50%
of the referred students, bringing them back to school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Busca ativa | por |
dc.subject | Abandono escolar | por |
dc.subject | Evasão escolar | por |
dc.subject | Educação na pandemia | por |
dc.subject | Acesso e permanência | por |
dc.subject | School dropout | eng |
dc.subject | Education in the pandemic | eng |
dc.subject | Access and permanence | eng |
dc.title | A educação na pandemia da covid19: a busca ativa como estratégia para amenizar o impacto da pandemia na evasão escolar na rede municipal de São Leopoldo | por |
dc.title.alternative | Education in the covid-19 pandemic: busca ativa as a strategy to mitigate the impact of the pandemic on school dropout in the municipal education system of São Leopoldo | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD. | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição do projeto Busca Ativa no
resgate dos estudantes em risco de evasão escolar na rede municipal de São Leopoldo, no ano
de 2021, considerando o contexto da Pandemia da covid-19. Este estudo caracteriza-se como
de natureza descritiva com abordagem qualitativa. Como recurso metodológico foi utilizado
análise documental a partir de documentos oficiais disponibilizados pela secretaria municipal
de educação e entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais das equipes diretivas
de escolas do município. A análise dos resultados apontou que o contato telefônico, o contato
via WhatsApp e as visitas domiciliares foram as estratégias mais utilizadas e mais exitosas no
resgate dos estudantes afastados da escola. A vulnerabilidade social e econômica foi apontada
como principal motivo da exclusão escolar no cenário da covid-19, destacando-se a constante
troca de endereço das famílias. Concluiu-se que, apesar da necessidade do fortalecimento do
trabalho conjunto com a rede intersetorial, o projeto Busca Ativa foi positivo, contribuindo no
combate ao abandono escolar na rede municipal de ensino de São Leopoldo e resgatando cerca
de 50% dos estudantes encaminhados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |