Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLehnhart, Eliete dos Reis
dc.creatorDoro, Daiane da Silva
dc.date.accessioned2023-02-14T16:07:00Z
dc.date.available2023-02-14T16:07:00Z
dc.date.issued2023-02-02
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27798
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the contribution of the Busca Ativa, a public policy implemented in order to promote the rescue of students at risk of school dropout in the municipal public elementary school system of São Leopoldo/RS, Brazil, in 2021, during the pandemic period. This study has a descriptive nature based on a qualitative approach. As a methodological resource, document analysis was used from official documents made available by the Municipal Education Department and semi-structured interviews carried out with professionals from the management teams of schools in the municipality. The analysis of the results showed that telephone contact, contact via WhatsApp and home visits were the most used and most successful strategies in rescuing students away from school. Social and economic vulnerability was identified as the main reason for school exclusion in the Covid-19 scenario, highlighting the constant change of address of families. It was concluded that, despite the need to strengthen joint work with the intersectoral network, Busca Ativa project was positive, contributing to reduce school dropout in the São Leopoldo municipal education system and rescuing about 50% of the referred students, bringing them back to school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBusca ativapor
dc.subjectAbandono escolarpor
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectEducação na pandemiapor
dc.subjectAcesso e permanênciapor
dc.subjectSchool dropouteng
dc.subjectEducation in the pandemiceng
dc.subjectAccess and permanenceeng
dc.titleA educação na pandemia da covid19: a busca ativa como estratégia para amenizar o impacto da pandemia na evasão escolar na rede municipal de São Leopoldopor
dc.title.alternativeEducation in the covid-19 pandemic: busca ativa as a strategy to mitigate the impact of the pandemic on school dropout in the municipal education system of São Leopoldoeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaD.por
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição do projeto Busca Ativa no resgate dos estudantes em risco de evasão escolar na rede municipal de São Leopoldo, no ano de 2021, considerando o contexto da Pandemia da covid-19. Este estudo caracteriza-se como de natureza descritiva com abordagem qualitativa. Como recurso metodológico foi utilizado análise documental a partir de documentos oficiais disponibilizados pela secretaria municipal de educação e entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais das equipes diretivas de escolas do município. A análise dos resultados apontou que o contato telefônico, o contato via WhatsApp e as visitas domiciliares foram as estratégias mais utilizadas e mais exitosas no resgate dos estudantes afastados da escola. A vulnerabilidade social e econômica foi apontada como principal motivo da exclusão escolar no cenário da covid-19, destacando-se a constante troca de endereço das famílias. Concluiu-se que, apesar da necessidade do fortalecimento do trabalho conjunto com a rede intersetorial, o projeto Busca Ativa foi positivo, contribuindo no combate ao abandono escolar na rede municipal de ensino de São Leopoldo e resgatando cerca de 50% dos estudantes encaminhados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto