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dc.contributor.advisorMartins, Mario Eduardo Santos
dc.creatorOliveira, Daysson Allan Capa
dc.date.accessioned2023-02-17T14:38:41Z
dc.date.available2023-02-17T14:38:41Z
dc.date.issued2023-02-02
dc.date.submitted2023-02-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27846
dc.description.abstractThe present study conducted an evaluation of an internal combustion engine of the Otto cycle, which operates with blends of Gasoline C and Anhydrous Ethanol in proportions of E27, E40, E60, E85, and E100. Important characteristics of the combustion that occurs inside the engine cylinder and design factors that influence the engine's performance and efficiency were addressed. To carry out the experimental tests, the single-cylinder Ricardo Protheus research engine was used, which was adapted to operate in the Otto cycle and instrumented in a way that allows for the obtainment of precise and detailed data on the combustion characteristics and engine performance. The tests were carried out by keeping the ignition advance fixed at 14° APMS, and the engine rotation speed was set at 1400 revolutions per minute, with the fuel mixture maintained at stoichiometric lambda. The results obtained allow for a more detailed description of the combustion of these blends, identifying that combustion is influenced by several factors, mainly by the fuel mixture. It was observed that ethanol requires a higher ignition advance than gasoline to ensure arrival at MBT, and fuel consumption was shown to be very unfavorable for operations in which the fuel blends had a higher ethanol concentration. A possible cause of ethanol's low performance could be the effects of mixture formation, which could have created a fuel film on the intake manifold wall. The cylinder temperature at the time of ignition was the best parameter to verify this phenomenon.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectmotores de combustão internapor
dc.subjectmisturas de combustíveispor
dc.subjectdesempenho do motorpor
dc.subjectcombustãopor
dc.subjectinternal combustion engineseng
dc.subjectfuel blendseng
dc.subjectengine performanceeng
dc.subjectcombustioneng
dc.titleInfluência da adição de etanol anidro no desempenho da combustão da gasolinapor
dc.title.alternativeInfluence of anhydrous ethanol addition on gasoline combustion performanceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoO presente estudo conduziu a avaliação de um motor de combustão interna de ciclo Otto, que opera com misturas de Gasolina C e Etanol Anidro em proporções de E27, E40, E60, E85 e E100. Foram abordadas características importantes da combustão que ocorre dentro do cilindro do motor e fatores de projeto que influenciam no desempenho e eficiência do motor. Para a realização dos ensaios experimentais, utilizou-se o motor monocilíndrico de pesquisa Ricardo Protheus, que foi adaptado para operar no ciclo Otto e instrumentado de forma a permitir a obtenção de dados precisos e detalhados sobre as características da combustão e do desempenho do motor. Os testes foram realizados mantendo o avanço de ignição fixo em 14° APMS e a velocidade de rotação do motor foi fixada em 1400 rotações por minuto, e a mistura de combustível foi mantida em lambda estequiométrico. Os resultados obtidos possibilitam uma descrição mais detalhada da combustão dessas misturas, identificando que a combustão é influenciada por diversos fatores, principalmente pela mistura de combustível. Observou-se que o etanol necessita de um avanço de ignição maior do que a gasolina para garantir a chegada ao MBT e que o consumo de combustível se mostrou muito desfavorável para as operações em que as misturas de combustível tinham uma concentração maior de etanol. Uma possível causa para o baixo desempenho do etanol seriam os efeitos de formação de mistura, que poderiam ter criado um filme de combustível na parede do coletor de admissão. A temperatura do cilindro no momento da ignição foi o melhor parâmetro para verificar esse fenômeno.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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