Mostrar registro simples

dc.creatorRosa, Ana Claudia da
dc.date.accessioned2023-02-27T12:09:52Z
dc.date.available2023-02-27T12:09:52Z
dc.date.issued2023-01-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27892
dc.description.abstractInserted in the context of collaborative consumption, collaborative rides measured by technologies were chosen as the locus of this research (MACÊDO et al., 2021). The research was anchored in the theoretical lens of the CCT, seeking to consider, in addition to consumers' perceptions, their context and embrace the complexity of the present in the practice of collaborative consumption of ridesharing (ARNOULD; THOMPSON, 2005; MOURA, 2018; PINTO et al. , 2015). From the research gaps and justifications, the objectives and questions that guided the development of this thesis were elaborated. The general objective of this research was: To analyze the collaborative consumption of carpooling mediated by technologies from the theoretical lens of the Consumer Culture Theory (CCT). For this, a qualitative research was carried out, through 23 in-depth interviews with consumers of collaborative rides. As an analysis technique, content analysis was postulated (BARDIN, 2015; RESENDE, 2018). The general objective was achieved through reflections on this consumption from the personal and sociocultural aspects. From the initial categories of the research, the intermediate categories were built, and later, the final ones. Among the results of this thesis, an important theoretical contribution was the investigation of consumption, encompassing elements present in collaborative consumption from the theoretical lens of CCT. Regarding practical contributions, this research brings relevant findings to the most diverse stakeholders: providers and developers of collaborative applications, drivers, and other consumers. Another contribution refers to identifying the presence of the pandemic in consumer behavior. Finally, as socio-environmental contributions, it was noticed that, despite not being the main reason for choosing consumers, some are aware of the socio-environmental benefits present in the collaborative consumption of rides.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectConsumo colaborativopor
dc.subjectCaronas colaborativaspor
dc.subjectConsumer Culture Theory (CCT)eng
dc.subjectAspectos pessoaispor
dc.subjectAspectos socioculturaispor
dc.subjectConsumer behavioreng
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectCollaborative consumptioneng
dc.subjectCollaborative carpoolingeng
dc.titleConsumo colaborativo: investigando o consumo de caronas mediadas por tecnologias sob a ótica da Consumer Culture Theory (CCT)por
dc.title.alternativeCollaborative consumption: investigating the consumption of carriages mediated by technologies under the perspective of the Consumer Culture Theory (CCT)eng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoInserido no contexto do consumo colaborativo, como lócus desta pesquisa foram escolhidas as caronas colaborativas medidas por tecnologias (MACÊDO et al., 2021). A pesquisa ancorou-se na lente teórica da CCT buscando considerar, além de percepções dos consumidores, o seu contexto e abraçar a complexidade do presente na prática do consumo colaborativo de caronas (ARNOULD; THOMPSON, 2005; MOURA, 2018; PINTO et al., 2015). A partir das lacunas e justificativas de pesquisa, foram elaborados os objetivos e perguntas que guiaram o desenvolvimento desta tese. O objetivo geral desta pesquisa foi: Analisar o consumo colaborativo de caronas mediadas por tecnologias a partir da lente teórica da Consumer Culture Theory (CCT). Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de 23 entrevistas em profundidade junto a consumidores de caronas colaborativas. Como técnica de análise, postulou-se na análise de conteúdo (BARDIN, 2015; RESENDE, 2018). O objetivo geral foi alcançado por meio das reflexões sobre este consumo a partir dos aspectos pessoais e socioculturais. A partir das categoriais inicias da pesquisa, foram construídas as categorias intermediárias, e posteriormente, as finais. Dentre os resultados desta tese, uma importante contribuição teórica foi a investigação do consumo, englobando elementos presentes no consumo colaborativo a partir da lente teórica da CCT. Sobre as contribuições práticas, esta pesquisa traz achados relevantes para os mais diversos interessados: os provedores e desenvolvedores de aplicativos colaborativos, motoristas, e demais consumidores. Outra contribuição refere-se a identificação da presença da pandemia no comportamento dos consumidores. Por fim, como contribuições socioambientais, percebeu-se que, apesar de não ser o principal motivo de escolha dos consumidores, alguns possuem a consciência dos benefícios socioambientais presentes no consumo colaborativo de caronas.por
dc.contributor.advisor1Bobsin, Debora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741757650191659por
dc.contributor.referee1Lehnhart, Eliete dos Reis
dc.contributor.referee2Casalinho, Gilmar D’Agostini Oliveira
dc.contributor.referee3Oliveira, Marta Olivia Rovedder de
dc.contributor.referee4Visentini, Monize Sâmara
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1039707288631252por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International