dc.contributor.advisor | Guarda, Fernando Guilherme Kaehler | |
dc.creator | Santos, Leonardo Taborda dos | |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T14:55:09Z | |
dc.date.available | 2023-02-27T14:55:09Z | |
dc.date.issued | 2019-12-12 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27928 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The growing need for more efficient ways of transport and the manage of natural
resources represents an important factor in the technological development of many areas
of expertise. This necessity puts Electric Vehicles (EVs) as an attractive solution to
supply the demand for transport and environmental preservation of urban areas. With
that in mind, be it for political matters or for the need of turning large urban centers less
agressive to the environment, lots of countries already started doing tax cuts as a way
to promote this change. In this context, if there is a significant number of EVs seeking
for a recharge at the same time, the operation of the electric power system might become
compromised. In order to observe if the current system is able to keep working properly,
it will be made an analysis related to the load increase caused by the penetration of
EVs in the distribution system. Such approach will take in account the economic aspect,
evaluating the viability of the use of coordenated charging methods allied to the use of
different tariff modes, such as the "Tarifa Branca", which its known for varying its price
throughout the day. In order to validate the data obtained during the development of
this paper, a change of tariff alongside different cenarios of charging, with variable times
of penetration and number o vehicles connected to the grid, will be implemented. Lastly,
this analysis objective is to identify possible solutions to the load increase in order to
avoid problems to the distribution system that are related to the recharge of EVs. The
results show that the use of the "Tarifa Branca"as well as the coordenated charging is
viable to reduce the load peak, however they do not provide a discount to the costumer,
making this strategy not viable. Nevertheless, these results are promissing and must be
considered for different cases. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Veículos Elétricos | por |
dc.subject | Sistema de Distribuição | por |
dc.subject | Estratégias de Carregamento | por |
dc.subject | Tarifa Branca | por |
dc.subject | Electric Vehicles | eng |
dc.subject | Distribution System | eng |
dc.subject | Charging Methods | eng |
dc.title | O uso de modalidades tarifárias para redução do impacto causado pelo carregamento de veículos elétricos ao sistema de distribuição | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Elétrica | por |
dc.description.resumo | A crescente necessidade por meios de transporte mais eficientes e a gestão de
recursos ambientais representa um importante fator no desenvolvimento tecnológico de
diversas áreas. Tal necessidade coloca os Veículos Elétricos (VEs) como uma solução atra-
tiva para o suprimento da demanda por meios de transporte e preservação ambiental no
meio urbano. Por conta disso, seja por motivos políticos, ou pela necessidade de tornar
grandes centros urbanos menos agressivos ao meio ambiente, muitos países já começa-
ram a realizar incentivos fiscais para promover essa mudança. Nesse contexto, caso haja
uma quantidade significativa de veículos elétricos solicitando recarga ao mesmo tempo,
a operação do sistema elétrico de potência (SEP) será comprometida. Para observar se
o sistema atual está apto a continuar funcionando de forma adequada, será feita uma
análise referente ao aumento de carga ocasionado pela penetração de VEs no sistema
de distribuição. Tal abordagem será feita a partir de um aspecto econômico, avaliando
a viabilidade do uso de métodos coordenados de carregamento aliados ao uso de uma
modalidade tarifária distinta da tarifa convencional, conhecida como tarifa branca. Para
garantir a aplicabilidade dos dados obtidos durante o trabalho, a análise será feita a partir
da modelagem de curvas de carga de diferentes unidades consumidoras aptas à mudança
de tarifa, em diferentes cenários de carregamento, variando o horário e número de veículos
inseridos à rede. Por fim, essa análise tem como objetivo identificar possíveis soluções ao
aumento de carga ocasionado pelo uso de VEs, para que seja possível evitar problemas
causados pela penetração desses veículos no sistema de distribuição de energia elétrica.
Os resultados mostram que o uso da tarifa branca junto ao carregamento coordenado são
viáveis na redução do aumento de carga, mas não garantem um desconto ao consumidor,
impossibilitando o seu uso para os consumidores analisados. Todavia, tais resultados são
promissores e devem ser considerados para diferentes unidades consumidoras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |