Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Brenda Medeiros
dc.creatorMarques, Lissandro Ehle
dc.date.accessioned2023-02-27T16:14:22Z
dc.date.available2023-02-27T16:14:22Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27935
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia de Transportes e Logística, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe disorderly growth of cities has contributed to the increase in people's displacement, causing individuals to spend more time to reach their destinations, however there are ways to mitigate this problem, planning urban mobility, thus contributing to people using the time spent in transit for leisure or work, enabling greater productivity. Faced with this problem, this research had a general objective: to analyze the potential for the implementation of a segregated and temporal lane for public transport. The method for preparing the work was to carry out a field research in order to collect the times of public transport on a given route, and also a documentary research in the system operator's database, in order to survey consumption of fuel to travel a route during peak hours and between peaks. It is concluded that the implementation of the segregated lane for public transport allows the city of Cachoeira do Sul to demonstrate its interest in prioritizing urban mobility and valuing care for the environment, providing its inhabitants with a more qualified and reliable displacement, in addition to of creating an expectation of increasing the attractiveness and preference of the citizen, the segregation of traffic will also reduce the influence of individual transport on the collective in the stretch.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectatratividadepor
dc.subjecttransporte coletivopor
dc.subjectfaixa segregada e temporalpor
dc.subjectattractivenesseng
dc.subjectpublic transporteng
dc.subjectsegregated and temporal laneseng
dc.titlePotencial de implantação da faixa segregada e temporal para o transporte coletivo em Cachoeira do Sul – RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia de Transportes e Logísticapor
dc.description.resumoO crescimento desordenado das cidades contribuíram para o aumento dos deslocamentos das pessoas, fazendo com que os indivíduos gastem um tempo maior para chegar aos seus destinos, contudo existem formas de mitigar este problema, planejando a mobilidade urbana, contribuindo assim para que as pessoas utilizem o tempo gasto no trânsito com lazer ou trabalho, possibilitando uma maior produtividade. Diante desta problemática a presente pesquisa teve como objetivo geral: analisar o potencial para a implantação de uma faixa segregada e temporal para transporte coletivo. O método para a elaboração do trabalho foi a realização de uma pesquisa de campo com objetivo de coletar os tempos do transporte coletivo em um determinado percurso, e ainda uma pesquisa documental na base de dados da operadora do sistema, com a finalidade de levantar o consumo de combustível para percorrer um trajeto na hora de pico e entre picos. Conclui-se que a implantação da faixa segregada para o transporte coletivo permite a cidade de Cachoeira do Sul demonstrar seu interesse em priorizar a mobilidade urbana e o valorizar cuidado com o meio ambiente, proporcionando a seus habitantes efetuarem um deslocamento mais qualificado e confiável, além de criar uma expectativa de aumentando da atratividade e da preferência do cidadão, ainda, a segregação do tráfego permitirá diminuição da influência do transporte individual sobre o coletivo no trecho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto