dc.contributor.advisor | Pereira, Brenda Medeiros | |
dc.creator | Marques, Lissandro Ehle | |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T16:14:22Z | |
dc.date.available | 2023-02-27T16:14:22Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27935 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia de Transportes e Logística, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | The disorderly growth of cities has contributed to the increase in people's displacement,
causing individuals to spend more time to reach their destinations, however there are ways to
mitigate this problem, planning urban mobility, thus contributing to people using the time
spent in transit for leisure or work, enabling greater productivity. Faced with this problem, this
research had a general objective: to analyze the potential for the implementation of a
segregated and temporal lane for public transport. The method for preparing the work was to
carry out a field research in order to collect the times of public transport on a given route, and
also a documentary research in the system operator's database, in order to survey consumption
of fuel to travel a route during peak hours and between peaks. It is concluded that the
implementation of the segregated lane for public transport allows the city of Cachoeira do Sul
to demonstrate its interest in prioritizing urban mobility and valuing care for the environment,
providing its inhabitants with a more qualified and reliable displacement, in addition to of
creating an expectation of increasing the attractiveness and preference of the citizen, the
segregation of traffic will also reduce the influence of individual transport on the collective in
the stretch. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | atratividade | por |
dc.subject | transporte coletivo | por |
dc.subject | faixa segregada e temporal | por |
dc.subject | attractiveness | eng |
dc.subject | public transport | eng |
dc.subject | segregated and temporal lanes | eng |
dc.title | Potencial de implantação da faixa segregada e temporal para o transporte coletivo em Cachoeira do Sul – RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia de Transportes e Logística | por |
dc.description.resumo | O crescimento desordenado das cidades contribuíram para o aumento dos deslocamentos das
pessoas, fazendo com que os indivíduos gastem um tempo maior para chegar aos seus
destinos, contudo existem formas de mitigar este problema, planejando a mobilidade urbana,
contribuindo assim para que as pessoas utilizem o tempo gasto no trânsito com lazer ou
trabalho, possibilitando uma maior produtividade. Diante desta problemática a presente
pesquisa teve como objetivo geral: analisar o potencial para a implantação de uma faixa
segregada e temporal para transporte coletivo. O método para a elaboração do trabalho foi a
realização de uma pesquisa de campo com objetivo de coletar os tempos do transporte
coletivo em um determinado percurso, e ainda uma pesquisa documental na base de dados da
operadora do sistema, com a finalidade de levantar o consumo de combustível para percorrer
um trajeto na hora de pico e entre picos. Conclui-se que a implantação da faixa segregada para
o transporte coletivo permite a cidade de Cachoeira do Sul demonstrar seu interesse em
priorizar a mobilidade urbana e o valorizar cuidado com o meio ambiente, proporcionando a
seus habitantes efetuarem um deslocamento mais qualificado e confiável, além de criar uma
expectativa de aumentando da atratividade e da preferência do cidadão, ainda, a segregação
do tráfego permitirá diminuição da influência do transporte individual sobre o coletivo no
trecho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |