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dc.contributor.advisorKocourek, Sheila
dc.creatorVargas, Rúbia dos Santos Cante
dc.date.accessioned2023-02-28T11:57:02Z
dc.date.available2023-02-28T11:57:02Z
dc.date.issued2022-11-14
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27944
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the Political Pedagogical Project of the Rural School Coronel Chananeco, located in the second district of the city of São Sepé. The goal of this work was to answer the following question: how to raise the level of family participation in school management? In this sense, it was sought to analyze the Political Pedagogical Project of the school and emphasize the importance of families, teachers and school employees in the actions that take place in the institution for a quality democratic management to effectively occur. Some goals were set in order to achieve the results, such as: describe the profile of the school, identify the main factors that contribute to the participation of families, and what actions are developed throughout the year. This research resulted from an exploratory analysis of the school's PPP. To provide a scientific basis for this research we used the theories of different authors such as: BORSTEL (2020), CALDART (2004), DELORS (1996), GADOTTI (1994), among others. The results show that the managing team seeks to perform actions, during the year, so that the families participate in the school routine of their children, but it was evidenced that some families do not participate as they should. It was proven that the Parent-Teacher Council and the School Council are very participative. At the end of the research, some suggestions for actions to be developed at the school were mentioned.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectFuncionáriospor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectSchool employeeseng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectPolitical Pedagogical Projecteng
dc.titleA gestão democrática no contexto da escola do campo de ensino fundamental Coronel Chananecopor
dc.title.alternativeDemocratic management in the context of Coronel Chananeco rural elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão João do Polêsine, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaD.por
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por finalidade analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola do Campo Coronel Chananeco, localizada no 2º distrito da cidade de São Sepé. A problemática, deste trabalho, consistiu em responder ao seguinte questionamento: como elevar o nível de participação das famílias na gestão da escola? Nesse sentido, buscou analisar o Projeto Político Pedagógico da referida escola e enfatizar a importância das famílias, professores e funcionários nas ações que acontecem na instituição para que ocorra, efetivamente, uma gestão democrática de qualidade. Foram traçados alguns objetivos para que os resultados fossem atingidos como: descrever o perfil da escola, identificar os principais fatores que contribuem para a participação das famílias e quais as ações são desenvolvidas ao longo do ano. Esta pesquisa resultou de uma análise exploratória do PPP da escola. Para dar embasamento científico para esta pesquisa foram usadas as teorias de diferentes autores como: BORSTEL (2020), CALDART (2004), DELORS (1996), GADOTTI (1994), entre outros. Os resultados apontam que a equipe diretiva busca realizar açãos, durante o ano, para que as famílias participem da rotina escolar de seus filhos, porém ficou evidenciado que algumas famílias não participam como deveriam. Ficou comprovado que o Conselho de Pais e Mestres e Conselho Escolar são bastante participativos. No final da pesquisa, foram citadas algumas sugestões de ações para serem desenvolvidas na escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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