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dc.contributor.advisorPereira, Brenda Medeiros
dc.creatorSantos, Ester Peres dos
dc.date.accessioned2023-02-28T15:22:39Z
dc.date.available2023-02-28T15:22:39Z
dc.date.issued2022-12-15
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27984
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia de Transportes e Logística, RS, 2022.por
dc.description.abstractA goal of the Second Decade of Actions for Road Safety (2021-2030) it is to reduce road traffic deaths and injuries by at least 50 per cent. Therefore, it is necessary to establish road safety actions for all types of users in traffic. About cyclists, needet identify measures to mitigate the occurrence of bicycle crashes. When cyclists are treveling on highways, roads that may be in the path of their usual trips, this vulnerability is even greater. On federal Brazil highways, 10.48 per cent of cyclists involved in accidents died between 2017 and 2021. For federal highways in de State of Rio Grande do Sul, this rate is 9.51 per cent. A solution to reduce these, it is to establish the road stretches with a high concentration of accidents, to determinate the factors that contribute to this accidents and to propose measures that going to interfere in these causes. This paper aims to propose mitigation measuares for bicycle chashes on federal highways in Rio Grande do Sul by the identification of stretches with a high concentration of accidents and factors that contribute to these occurrences. After analyzing the PRF – Brazilian Federal Highway Police – accident database between 2017 and 2021, it was determined that the most critical straight segment is on BR 472, km 573.3 – km 574.3. The most dangerous roundabouts for cyclists are on BR 472, km 577 and BR 386, km 33. The simple roads intersection that is most critical for the safety of this user is on BR 285, km 123. Mitigating measures for the occurrence of accidents with cyclists in these segments are: improvement of signaling, lighting and pavement of roads and intersections and implementation of exclusive lanes for cyclists and velocity control techniques and devices. Understand the critical points, contributing factors and moderating measures of these accidents can be a good practive to increase the safety of cyclists on others roads sections.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSegurança Viáriapor
dc.subjectBicicletaspor
dc.subjectRodoviaspor
dc.subjectRoad Safetyeng
dc.subjectBicycleeng
dc.subjectHighwayseng
dc.subjectBrazileng
dc.titleAcidentes de trânsito envolvendo bicicletas em rodovias federais do Rio Grande do Sul: caracterização e medidas mitigadoraspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia de Transportes e Logísticapor
dc.description.resumoDurante a Segunda Década de Ações pela Segurança no Trânsito (2021-2030) pretende-se diminuir em 50% o número de mortos e feridos em decorrência de acidentes (United Nations, 2022, p. 5). Para tanto, é necessário estabelecer normas e ações de segurança viária para cada tipo de usuário no trânsito. No que tange ao ciclista, busca-se identificar medidas que possam mitigar seu envolvimento em acidentes, uma vez que esse é um usuário vulnerável. Quando esse usuário está inserido em rodovias, vias que podem estar no trajeto de seus deslocamentos habituais, essa vulnerabilidade é ainda maior. Nas rodovias federais do Brasil, 10,48% dos ciclistas envolvidos em acidentes foram a óbito entre 2017 e 2021. Para as rodovias federais do Rio Grande do Sul, esse índice foi de 9,51% (Brasil, 2022c). Uma forma para reduzir esses indicadores é estabelecer os trechos críticos com ocorrência desses acidentes, determinar os fatores que contribuem para esse sinistro e propor medidas que mitiguem a ocorrência desses. Esse trabalho teve por objetivo propor medidas mitigadoras para os acidentes envolvendo bicicletas nas rodovias federais do Rio Grande do Sul a partir da identificação de segmentos críticos e dos fatores contribuintes para esses acidentes. Após a análise do banco de dados de acidentes da PRF – Polícia Rodoviária Federal de 2017 a 2021, constatou-se que o segmento mais crítico em reta encontra-se na BR 472, km 573,3 – km 574,3. As rotatórias mais perigosas para os ciclistas encontram-se na BR 472, km 577 e BR 386, km 33. Já a interseção de quatro aproximações mais crítica para a segurança desse usuário está na BR 285, km 123. Nestes locais entre as medidas mitigadoras para a ocorrência de acidentes com ciclistas estão: melhoria da sinalização, iluminação e pavimento das vias e interseções e implementação de vias exclusivas para ciclistas e de técnicas e dispositivos de controle de velocidade. O entendimento destes pontos críticos, fatores contribuintes e medidas moderadoras pode servir de boa prática para aumentar a segurança de ciclistas nos demais trechos rodoviários.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


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