Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGastaldini, Cristiane Cauduro
dc.contributor.advisorSantos, Laura Lisiane Callai dos
dc.creatorMenezes, Laís Brum
dc.date.accessioned2023-02-28T15:24:38Z
dc.date.available2023-02-28T15:24:38Z
dc.date.issued2023-01-26
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27986
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2023.por
dc.description.abstractOn the university, the student is not only waiting for the knowledge, but for a series of factors that create more dynamic learning opportunities. The relationship between active methodologies and the use of digital technologies takes place through learning platforms, and these enable understanding and interaction between users, contributing to the effective education of the student. Among the disciplines of the Electrical Engineering course, there is Electric Power Substations, which include project development requirements in its curriculum. Given this context, the present course completion work aims to develop a didactic tool that serves as a support to academics of the Electrical Energy Substations discipline. The initial interface has a menu bar containing the necessary items for navigation, such as interacting with bus models and requesting help. For this, exploratory research was carried out in computational tools that already exist on the subject, in addition to bibliographic support on maintenance maneuvers in substation arrangements. Deciding to use the Tkinter package, which comes with the official distribution of the free Python interpreter, being responsible for the graphical user interface. The maneuvers are analyzed through functions created by script in Python. The success of the work was achieved through the construction of the didactic application, which facilitates and provides the understanding of the different equipment that make up a substation, since the pedagogical tools previously used are not well developed to meet the needs of the discipline. The developed application is available for download, for personal and/or academic use of the Electrical Engineering Course at the Federal University of Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, as well as for the general public who are interested in the area and who in some way will contribute in the remote repository, through the web hosting platform GitHub.com, where it provides access control and various collaboration features.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSubestaçõespor
dc.subjectAplicação Pedagógicapor
dc.subjectPythonpor
dc.subjectFerramenta Computacionalpor
dc.subjectSubstationseng
dc.subjectPedagogical Applicationeng
dc.subjectPythoneng
dc.subjectComputational Tooleng
dc.titleSEE APP - aplicação de uso pedagógico para disciplinas de subestações de energia elétricapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Elétricapor
dc.description.resumoAo ingressar na universidade, o estudante não está apenas esperando pelo conteúdo, mas por uma série de fatores que criam oportunidades de aprendizagem mais dinâmicas. A relação entre as metodologias ativas e a utilização de tecnologias digitais se dá através de plataformas de aprendizagem, e estas possibilitam o entendimento e a interação entre os usuários, contribuindo para a educação efetiva do aluno. Dentre as disciplinas do curso de Engenharia Elétrica, tem-se a de Subestações de Energia Elétrica, contando em sua ementa requisitos de desenvolvimento de projetos. Diante deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta didática que sirva como suporte aos acadêmicos da disciplina de Subestações de Energia Elétrica. A interface inicial conta com uma barra de menus contendo os itens necessários para a navegação, como interagir com os modelos de barramento e requisitar ajuda. Para isso, foram realizadas pesquisas exploratórias em ferramentas computacionais já existentes sobre o tema, além do suporte bibliográfico sobre as manobras de manutenção em arranjos de subestações. Decidindo-se a utilização do pacote Tkinter, que acompanha a distribuição oficial do interpretador de licença livre Python, sendo responsável pela interface gráfica com o usuário. As manobras são analisadas através de funções criadas por script no Python. O êxito do trabalho foi alcançado através da construção da aplicação didática, a qual facilita e proporciona o entendimento dos diferentes equipamentos que compõem uma subestação, visto que as ferramentas pedagógicas utilizadas anteriormente não são bem desenvolvidas para atender as necessidades da disciplina. O aplicativo desenvolvido está disponível para download, para uso pessoal e/ou acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, bem como para o público em geral que possua interesse na área e que de alguma maneira contribuirão no repositório remoto, através da plataforma de hospedagem na internet GitHub.com, onde fornece controle de acesso e vários recursos de colaboração.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto