dc.contributor.advisor | Gastaldini, Cristiane Cauduro | |
dc.contributor.advisor | Santos, Laura Lisiane Callai dos | |
dc.creator | Menezes, Laís Brum | |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T15:24:38Z | |
dc.date.available | 2023-02-28T15:24:38Z | |
dc.date.issued | 2023-01-26 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27986 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | On the university, the student is not only waiting for the knowledge, but for a series of factors
that create more dynamic learning opportunities. The relationship between active methodologies
and the use of digital technologies takes place through learning platforms, and these enable
understanding and interaction between users, contributing to the effective education of the student.
Among the disciplines of the Electrical Engineering course, there is Electric Power Substations,
which include project development requirements in its curriculum. Given this context,
the present course completion work aims to develop a didactic tool that serves as a support to
academics of the Electrical Energy Substations discipline. The initial interface has a menu bar
containing the necessary items for navigation, such as interacting with bus models and requesting
help. For this, exploratory research was carried out in computational tools that already exist
on the subject, in addition to bibliographic support on maintenance maneuvers in substation
arrangements. Deciding to use the Tkinter package, which comes with the official distribution
of the free Python interpreter, being responsible for the graphical user interface. The maneuvers
are analyzed through functions created by script in Python. The success of the work was
achieved through the construction of the didactic application, which facilitates and provides the
understanding of the different equipment that make up a substation, since the pedagogical tools
previously used are not well developed to meet the needs of the discipline. The developed application
is available for download, for personal and/or academic use of the Electrical Engineering
Course at the Federal University of Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, as well as for the
general public who are interested in the area and who in some way will contribute in the remote
repository, through the web hosting platform GitHub.com, where it provides access control and
various collaboration features. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Subestações | por |
dc.subject | Aplicação Pedagógica | por |
dc.subject | Python | por |
dc.subject | Ferramenta Computacional | por |
dc.subject | Substations | eng |
dc.subject | Pedagogical Application | eng |
dc.subject | Python | eng |
dc.subject | Computational Tool | eng |
dc.title | SEE APP - aplicação de uso pedagógico para disciplinas de subestações de energia elétrica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Elétrica | por |
dc.description.resumo | Ao ingressar na universidade, o estudante não está apenas esperando pelo conteúdo, mas por
uma série de fatores que criam oportunidades de aprendizagem mais dinâmicas. A relação entre
as metodologias ativas e a utilização de tecnologias digitais se dá através de plataformas de
aprendizagem, e estas possibilitam o entendimento e a interação entre os usuários, contribuindo
para a educação efetiva do aluno. Dentre as disciplinas do curso de Engenharia Elétrica, tem-se
a de Subestações de Energia Elétrica, contando em sua ementa requisitos de desenvolvimento
de projetos. Diante deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de
uma ferramenta didática que sirva como suporte aos acadêmicos da disciplina de Subestações
de Energia Elétrica. A interface inicial conta com uma barra de menus contendo os itens necessários
para a navegação, como interagir com os modelos de barramento e requisitar ajuda.
Para isso, foram realizadas pesquisas exploratórias em ferramentas computacionais já existentes
sobre o tema, além do suporte bibliográfico sobre as manobras de manutenção em arranjos de
subestações. Decidindo-se a utilização do pacote Tkinter, que acompanha a distribuição oficial
do interpretador de licença livre Python, sendo responsável pela interface gráfica com o usuário.
As manobras são analisadas através de funções criadas por script no Python. O êxito do trabalho
foi alcançado através da construção da aplicação didática, a qual facilita e proporciona o entendimento
dos diferentes equipamentos que compõem uma subestação, visto que as ferramentas
pedagógicas utilizadas anteriormente não são bem desenvolvidas para atender as necessidades
da disciplina. O aplicativo desenvolvido está disponível para download, para uso pessoal e/ou
acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria - Campus
Cachoeira do Sul, bem como para o público em geral que possua interesse na área e que de
alguma maneira contribuirão no repositório remoto, através da plataforma de hospedagem na
internet GitHub.com, onde fornece controle de acesso e vários recursos de colaboração. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |