Geração de valor em atividades acadêmicas no ensino superior: uma análise segundo o pensamento Lean
Visualizar/ Abrir
Data
2022-12-02Primeiro membro da banca
Pereira, Breno Augusto Diniz
Segundo membro da banca
Pádua, Silvia Inês Dallavalle de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo tem o objetivo principal o desenvolver um produto tecnológico que possa avaliar e
identificar quais variáveis agregam valor tanto para os alunos quanto egressos do ensino
superior, seja ele público ou privado. Há poucas pesquisas sobre o tema, principalmente sobre
a perspectiva do usuário final. Para tal, foi realizada pesquisa quantitativa, tipo Survey com 76
questões, sendo 65 delas com escala tipo Likert de cinco pontos. Obteve-se uma amostra válida
de 1.203 respondentes entre egressos e discentes dos cursos de graduação da Universidade
Federal de Santa Maria, e os dados foram analisados através da estatística descritiva, análise
fatorial exploratória, testes de diferença de médias Teste t e ANOVA com Post Hoc. Referente
aos objetivos específicos, conclui-se este estudo com sugestões de melhoria como estreitar a
comunicação entre discentes, docentes e técnicos e a gestão acadêmica; elaborar um
instrumento de pesquisa de percepção de valor e aplica-lo frequentemente para coletar dados,
entender as demandas e expectativas dos alunos quanto aos diversos fatores apresentados neste
trabalho; elaborar planos para atendê-las e usar instrumentos comuns em Lean como recursos
de planejamento, solução de problemas, indicadores de desempenho etc. Entre as contribuições
desta pesquisa estão que resultados obtidos a partir deste estudo podem servir como ponto de
partida para pesquisas mais abrangentes e, inclusive, para o desenvolvimento de uma escala
validada de geração de valor das atividades acadêmicas no ensino superior.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: