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dc.contributor.advisorQuadros, Mirian Redin de
dc.creatorDirksen, Bárbara Linhares
dc.date.accessioned2023-03-02T12:27:53Z
dc.date.available2023-03-02T12:27:53Z
dc.date.issued2023-01-25
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationDIRKSEN, Bárbara Linhares. Jornalismo de subjetividade em podcasts narrativos: uma análise do Praia dos Ossos. 2023. 101 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28012
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Jornalismo, RS, 2023por
dc.description.abstractThis research presents a study on journalistic narratives and subjectivity in narrative journalistic podcasts. As a research object, we analyzed the podcast Praia dos Ossos, idealized and presented by Branca Vianna, and distributed by the production company Rádio Novelo. The podcast has eight episodes that were released weekly between September and October of 2020. Praia dos Ossos retells the murder of Angela Diniz by her boyfriend Doca Street and the unfolding of the case. The crime occurred on December 30, 1976, at Praia dos Ossos, located in Búzios, Rio de Janeiro. The objective of this work is to analyze the presence and the manifestations of subjectivity of the narrator in the podcast. The first stage of this research sought to understand the journalistic narratives and how they organize the facts, the narrator's characteristics and the narrator's traces of subjectivity. Then, we went through the podcast history, consumption mode and its formats, focusing on narrative podcasts. In the third chapter we presented the podcast Praia dos Ossos as a research object, and approached the methodological path, which was anchored in the method of Content Analysis, from Bardin (1977), to categorize the marks of subjectivity of Branca Vianna, introduced in the episodes. Finally, we present the analysis chapter where it was possible to categorize the registration units found in the episodes into three categories: "Routine", "Interaction with the listener" and "Opinionated", where markers were also chosen to give meaning to the excerpts.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNarrativa Jornalísticapor
dc.subjectNarradorpor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectPodcastpor
dc.subjectPraia dos Ossospor
dc.subjectJournalistic Narrativeeng
dc.subjectNarratoreng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectPodcasteng
dc.subjectPraia dos Ossoseng
dc.titleJornalismo de subjetividade em podcasts narrativos: uma análise do Praia dos Ossospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationJornalismo - Bachareladopor
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um estudo sobre narrativas jornalísticas e subjetividade em podcast jornalístico narrativo. Como objeto de pesquisa, analisamos o podcast Praia dos Ossos, idealizado e apresentado por Branca Vianna, e distribuído pela produtora Rádio Novelo. O podcast conta com oito episódios que foram lançados semanalmente entre setembro e outubro de 2020. O Praia dos Ossos reconta o assassinato de ngela Diniz pelo seu namorado Doca Street e o desdobramento do caso. O crime ocorreu no dia 30 de dezembro de 1976, na Praia dos Ossos, localizada em Búzios, Rio de Janeiro. O objetivo do presente trabalho é analisar a presença e as manifestações de subjetividade da narradora no podcast. A primeira etapa desta pesquisa buscou a compreensão das narrativas jornalísticas e de como elas organizam os fatos, as características do narrador e os traços de subjetividade do mesmo. Em seguida, percorremos a história do podcast, modo de consumo e seus formatos, com foco em podcasts narrativos. No terceiro capítulo foi apresentado o podcast Praia dos Ossos como objeto de pesquisa, e abordado o percurso metodológico, que se ancorou no método de Análise de Conteúdo, a partir de Bardin (1977), para categorizar as marcas de subjetividade de Branca Vianna, introduzidas nos episódios. Por último, apresentamos o capítulo de análise onde foi possível categorizar as unidades de registro encontradas nos episódios, em três categorias sendo elas “Rotina”, “Interação com o ouvinte” e “Opinativo” onde também foram escolhidos marcadores para dar sentido aos trechos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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  • TCC Jornalismo [71]
    Trabalhos de Conclusão de Curso de Jornalismo da UFSM do Campus Frederico Westphalen

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