Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Mayco Lima da
dc.date.accessioned2023-03-03T11:12:21Z
dc.date.available2023-03-03T11:12:21Z
dc.date.issued2023-01-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28026
dc.description.abstractAfter the year 1970 a variety of transformations have occurred in our society and in the labor world that have marked the beginning of the flexible period of capitalist accumulation. Those transformations represent a significant increase of labor precarity throughout the labor flexibilization process. This process was accompanied by the increase of the services sector and by the increase of female participation at the labor force. In this context, entrepreneurship spreads as an alternative. From the work of cosmetics resellers of Mary Kay’s company that lives in Rio Grande do Sul and also from the management literature, the present research analyzes the relation between entrepreneurship, flexibility and informality. The aim is to comprehend in what level the female entrepreneurship inserts itself at the frontier between the empowerment and/or precarity, and analyze the reproduction of inequalities and/or possibilities of emancipation of this type of labor. From the interviews and the documentary research, the present work aims to comprehend the aspects of the Mary Kay’s consultants work, by investigating its self-definition as female entrepreneurship. The work analyzes how entrepreneurship and the spaces it occupies configures the reproduction of gender inequalities and/or female emancipation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectTrabalho flexívelpor
dc.subjectPrecariedadepor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectFlexible laboreng
dc.subjectPrecarityeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectEmpowermenteng
dc.titleEntre o empoderamento e a precariedade: o empreendedorismo feminino no setor de vendas diretas de cosméticospor
dc.title.alternativeBetween the empowerment and the precarity: the female entrepreneurship in the cosmetics direct sales sectoreng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA partir dos anos 1970 ocorreram uma série de transformações na sociedade e no mundo do trabalho que marcaram o início da etapa flexível da acumulação capitalista. Essas transformações representaram um aumento significativo da precarização do trabalho através do processo de flexibilização do trabalho. Esse processo foi acompanhado pelo crescimento do setor de serviços e pelo aumento da participação feminina na força de trabalho. É nesse contexto que o empreendedorismo se propaga como alternativa. A partir do trabalho de revendedoras de cosméticos da empresa Mary Kay localizadas no Rio Grande do Sul e da literatura gestorial, esta pesquisa visa analisar a relação entre empreendedorismo, flexibilidade e informalidade, buscando compreender em que medida o empreendedorismo feminino se insere na fronteira entre o empoderamento e/ou precariedade, de modo a analisar a reprodução das desigualdades e/ou as possibilidades emancipatórias dessa forma de inserção laboral. A partir de entrevistas e de pesquisa documental, esta pesquisa busca compreender os aspectos que compõem o trabalho de consultoras Mary Kay, problematizando sua definição como empreendedorismo feminino e analisando, no caso em questão, como se configura este empreendedorismo e o espaço que ele ocupa na reprodução das desigualdades de gênero e na emancipação das mulheres.por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Laura Senna
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082040171132147por
dc.contributor.referee1Orchad, Maria Soledad Etcheverry
dc.contributor.referee2Campos, Rosana Soares
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0595554228289882por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International