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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorMacedo, Maria Tereza Carneiro de
dc.date.accessioned2023-03-07T12:16:02Z
dc.date.available2023-03-07T12:16:02Z
dc.date.issued2005-03
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28086
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe subject of this monography is the construction of leaderships starting from the political formation, in which is made a historical view. That refers to the period of the years of the military government and the implication in the education of the citizen formation. In this way the brazilian education served the capitalist country throught 1964 and so for reproaching students movements, teachers an all citizens that was against dominant power. This monography empbasasy the state attribution of the scholl, that deny to the youth the basic condition to be a true citizen. The proposal of this paper emerge with the open politics in the eighties obeying the constituition of 1988 and the 9394/96 law. At this time the classic and contemporany authors was brought helping the formation of new learderhips. We conclued that this task was school dependent, but needs knowledge and political positions of the teachers according to the society as a new quality of educational institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiderançaspor
dc.titleConstrução de lideranças a partir da formação políticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoTrata o presente trabalho monográfico do tema construção de lideranças a partir da formação política, no qual é feita uma retomada histórica, especialmente, a que se refere ao período dos anos da ditadura militar e suas implicações na educação através do tipo de cidadão que se propôs a formar. Neste enfoque, trata da educação brasileira colocada a serviço do projeto dos países capitalistas dominantes a partir de 64. Neste contexto, aborda a contenção e a repressão dos movimentos estudantis, a perseguição a professores, alunos e a todos os cidadãos contrários à ordem instaurada. Ao trazer conceitos de liderança, estes se contrapõem à passividade e ao individualismo de alunos e professores, nos dias atuais, frente às relações da estrutura político-social em que vivem. Trata ainda da atribuição do estado às instituições de ensino, que deixa a cargo dessas dotar os jovens de condições básicas para exercício consciente da cidadania, proposta que surge com a abertura política a partir dos anos 80 e que se consubstancia na Constituição Federal de 1988 e na Lei 9394/96, são apresentadas posições de autores clássicos e contemporâneos, com o objetivo de esclarecer os tipos de práticas necessárias e possíveis para ajudarmos a construir lideranças a partir da formação política. Conclui-se que esta tarefa, para ser assumida pela escola, requer conhecimento e posição política dos professores em conjunto com a comunidade, como gestores de uma nova qualidade para a instituição educativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

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