dc.contributor.advisor | Barcelos, Patrícia Pitthan | |
dc.creator | Arantes, Raíssa | |
dc.date.accessioned | 2023-03-10T11:37:13Z | |
dc.date.available | 2023-03-10T11:37:13Z | |
dc.date.issued | 2023-03-08 | |
dc.date.submitted | 2022-01-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28141 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2023. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologia na educação | por |
dc.subject | Sistema colaborativo | por |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.title | Desenvolvimento de sistema para auxiliar na inclusão digital de professores | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Sistemas de Informação | por |
dc.description.resumo | Tecnologias estão sendo cada vez mais empregadas nas práticas pedagógicas ao longo dos anos. Diante do cenário mundial que se iniciou em 2020, com o início da pandemia da COVID-19, que trouxe a urgência de todos se adequarem às Tecnologias de Informação e Comunicação em razão da necessidade do distanciamento social, as escolas acabaram passando por um processo de adaptação para esse contexto. Assim sendo, o método de ensinamento dos docentes precisou se transformar rapidamente, o que trouxe consigo a necessidade de capacitação dos professores sobre o uso de tais tecnologias. Dado esse contexto, e o fato de que escolas já vinham passando por ajustes para inserir o uso da tecnologia em suas práticas pedagógicas mesmo antes da pandemia, este trabalho vem com a proposta de auxiliar no processo de ensino e capacitação de docentes no uso de tecnologias em práticas pedagógicas. Desta forma, o presente trabalho se estrutura no desenvolvimento de um sistema com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos docentes sobre recursos e ferramentas disponíveis na atualidade que podem ser usados no ambiente educacional e também como esses podem ser aproveitados nas diferentes disciplinas. O processo de desenvolvimento do trabalho consistiu na análise do problema identificado – os empecilhos e dificuldades de aprendizagem dos docentes sobre as diferentes tecnologias e seus usos em salas de aula – seguida por uma revisão bibliográfica de trabalhos relacionados. Na sequência foi iniciada a modelagem do sistema, definindo seus requisitos, funcionalidades e produzindo protótipos das diferentes telas do sistema. Com a execução do trabalho foi possível realizar a sua implementação com as tecnologias selecionadas e foi feita a sua validação - que, de acordo com os dados obtidos, foi positiva e cumpriu com os objetivos propostos. Também foram feitos testes – de usabilidade – e ajustes decorrentes desses, antes e durante o período de validação, a sua documentação e, por fim, será realizada a implantação do sistema em trabalhos futuros. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |