Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarcelos, Patrícia Pitthan
dc.creatorArantes, Raíssa
dc.date.accessioned2023-03-10T11:37:13Z
dc.date.available2023-03-10T11:37:13Z
dc.date.issued2023-03-08
dc.date.submitted2022-01-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28141
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2023.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologia na educaçãopor
dc.subjectSistema colaborativopor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.titleDesenvolvimento de sistema para auxiliar na inclusão digital de professorespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationSistemas de Informaçãopor
dc.description.resumoTecnologias estão sendo cada vez mais empregadas nas práticas pedagógicas ao longo dos anos. Diante do cenário mundial que se iniciou em 2020, com o início da pandemia da COVID-19, que trouxe a urgência de todos se adequarem às Tecnologias de Informação e Comunicação em razão da necessidade do distanciamento social, as escolas acabaram passando por um processo de adaptação para esse contexto. Assim sendo, o método de ensinamento dos docentes precisou se transformar rapidamente, o que trouxe consigo a necessidade de capacitação dos professores sobre o uso de tais tecnologias. Dado esse contexto, e o fato de que escolas já vinham passando por ajustes para inserir o uso da tecnologia em suas práticas pedagógicas mesmo antes da pandemia, este trabalho vem com a proposta de auxiliar no processo de ensino e capacitação de docentes no uso de tecnologias em práticas pedagógicas. Desta forma, o presente trabalho se estrutura no desenvolvimento de um sistema com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos docentes sobre recursos e ferramentas disponíveis na atualidade que podem ser usados no ambiente educacional e também como esses podem ser aproveitados nas diferentes disciplinas. O processo de desenvolvimento do trabalho consistiu na análise do problema identificado – os empecilhos e dificuldades de aprendizagem dos docentes sobre as diferentes tecnologias e seus usos em salas de aula – seguida por uma revisão bibliográfica de trabalhos relacionados. Na sequência foi iniciada a modelagem do sistema, definindo seus requisitos, funcionalidades e produzindo protótipos das diferentes telas do sistema. Com a execução do trabalho foi possível realizar a sua implementação com as tecnologias selecionadas e foi feita a sua validação - que, de acordo com os dados obtidos, foi positiva e cumpriu com os objetivos propostos. Também foram feitos testes – de usabilidade – e ajustes decorrentes desses, antes e durante o período de validação, a sua documentação e, por fim, será realizada a implantação do sistema em trabalhos futuros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto