Mostrar registro simples

dc.creatorBianchin, Claudia Moro
dc.date.accessioned2023-03-13T11:43:21Z
dc.date.available2023-03-13T11:43:21Z
dc.date.issued2022-10-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28156
dc.description.abstractThe present Master's dissertation, presented in the Professional Graduate Program in Cultural Heritage, with the following line of research in History and Heritage Education, has o it central objective, to promote the understanding of the concept of Cultural Heritage for students of the 4th year of the School Municipal Elementary School João Frederico Savegnago, based on the implementation of didactic activities, which resulted in a didactic sequence for teachers as a final product. In any case, it is denoted that when developing strategies about Heritage Education, the teacher encourages the student to a journey to the past, which reflects directly in the contemporary context of society, through cultural heritage, legacy and memory. Based on the strategies directly involved, the formation of an awareness aimed at preserving and valuing memory processes automatically makes students capable of exercising citizenship, without the identity of a given community perishing. Consequently, the themes developed and described throughout the didactic sequence, promote a deeper reflection on a knowledge of the true “I”, both by the teacher and by the student, and directly involving the community in general. Such conceptions are based on the essential assumption of belonging and memory, which refer to the ancient legacies left by past generations. In any case, by involving historical aspects and facts, such as Italian immigration, the formation of Silveira Martins-RS and Quarta Colônia, as well as the current Geopark, they are means of reliving the beginning of the organization of society. Everything has a beginning, and this beginning gave rise to the unique identity and “brand” of this community, justifying with this, that other actions are taken into consideration in order to promote a general awareness about the theme of care, appreciation, preservation of the Cultural heritage.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConceitopor
dc.subjectPatrimônio-culturalpor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectSilveira Martins-RSpor
dc.subjectConcepteng
dc.subjectCultural heritageeng
dc.subjectStrategieseng
dc.subjectFollowing teachingeng
dc.titlePatrimônio cultural de Silveira Martins: proposta de atividades didáticas para Ensino Fundamental, Anos Iniciaispor
dc.title.alternativeCultural heritage of Silveira Martins-RS: proposal of didactic activities for elementary school, early yearseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação de Mestrado, apresentada no Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio Cultural, com a seguinte linha de pesquisa em História e Educação Patrimonial possui como objetivo central, promover a compreensão do conceito de Patrimônio-Cultural para alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Frederico Savegnago, a partir da implementação de atividades didáticas, do qual resultou como produto final uma sequência didática para professores. De todo o modo, denota-se que ao elaborar estratégias acerca da Educação Patrimonial, o docente estimula o aluno a uma viagem ao passado, do qual reflete diretamente no contexto contemporâneo de sociedade, através de heranças culturais, legado e memória. A partir das estratégias diretamente envolvidas, a formação de uma consciência voltada à preservação e valorização dos processos de memória, automaticamente torna os alunos aptos para o exercício de cidadania, sem que haja perecimento da identidade de determinada comunidade. Consequentemente, as temáticas desenvolvidas e descritas ao longo da sequência didática, promovem uma reflexão mais aprofundada sobre um conhecimento do verdadeiro “eu”, tanto por parte do docente, quanto por parte do aluno, e envolvendo diretamente a comunidade em geral. Tais concepções, partem do pressuposto essencial de pertencimento e memória, dos quais remetem às antigas heranças deixadas por gerações passadas. De todo modo, ao envolver aspectos e fatos históricos, tal como a imigração italiana, a formação de Silveira Martins-RS e Quarta Colônia, bem como na atualidade do Geoparque, são meios de reviver o início da organização de sociedade. Tudo possui um início, e este início fez por surgir a identidade e “marca” única dessa comunidade, justificando com isso, que outras ações mais, sejam levadas em consideração para que promova uma conscientização geral acerca da temática de cuidados, valorização, preservação do Patrimônio-Cultural.por
dc.contributor.advisor1Costa, Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1346345582705216por
dc.contributor.referee1Borin, Marta Rosa
dc.contributor.referee2Lopes, Thainá Castro Costa Figueiredo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309066796598968por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International