dc.creator | Bianchin, Claudia Moro | |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T11:43:21Z | |
dc.date.available | 2023-03-13T11:43:21Z | |
dc.date.issued | 2022-10-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28156 | |
dc.description.abstract | The present Master's dissertation, presented in the Professional Graduate Program
in Cultural Heritage, with the following line of research in History and Heritage
Education, has o it central objective, to promote the understanding of the concept of
Cultural Heritage for students of the 4th year of the School Municipal Elementary
School João Frederico Savegnago, based on the implementation of didactic
activities, which resulted in a didactic sequence for teachers as a final product. In any
case, it is denoted that when developing strategies about Heritage Education, the
teacher encourages the student to a journey to the past, which reflects directly in the
contemporary context of society, through cultural heritage, legacy and memory.
Based on the strategies directly involved, the formation of an awareness aimed at
preserving and valuing memory processes automatically makes students capable of
exercising citizenship, without the identity of a given community perishing.
Consequently, the themes developed and described throughout the didactic
sequence, promote a deeper reflection on a knowledge of the true “I”, both by the
teacher and by the student, and directly involving the community in general. Such
conceptions are based on the essential assumption of belonging and memory, which
refer to the ancient legacies left by past generations. In any case, by involving
historical aspects and facts, such as Italian immigration, the formation of Silveira
Martins-RS and Quarta Colônia, as well as the current Geopark, they are means of
reliving the beginning of the organization of society. Everything has a beginning, and
this beginning gave rise to the unique identity and “brand” of this community,
justifying with this, that other actions are taken into consideration in order to promote
a general awareness about the theme of care, appreciation, preservation of the
Cultural heritage. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conceito | por |
dc.subject | Patrimônio-cultural | por |
dc.subject | Estratégias | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Silveira Martins-RS | por |
dc.subject | Concept | eng |
dc.subject | Cultural heritage | eng |
dc.subject | Strategies | eng |
dc.subject | Following teaching | eng |
dc.title | Patrimônio cultural de Silveira Martins: proposta de atividades didáticas para Ensino Fundamental, Anos Iniciais | por |
dc.title.alternative | Cultural heritage of Silveira Martins-RS: proposal of didactic activities for elementary school, early years | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação de Mestrado, apresentada no Programa de Pós-graduação
Profissional em Patrimônio Cultural, com a seguinte linha de pesquisa em História e
Educação Patrimonial possui como objetivo central, promover a compreensão do
conceito de Patrimônio-Cultural para alunos do 4º ano da Escola Municipal de
Ensino Fundamental João Frederico Savegnago, a partir da implementação de
atividades didáticas, do qual resultou como produto final uma sequência didática
para professores. De todo o modo, denota-se que ao elaborar estratégias acerca da
Educação Patrimonial, o docente estimula o aluno a uma viagem ao passado, do
qual reflete diretamente no contexto contemporâneo de sociedade, através de
heranças culturais, legado e memória. A partir das estratégias diretamente
envolvidas, a formação de uma consciência voltada à preservação e valorização dos
processos de memória, automaticamente torna os alunos aptos para o exercício de
cidadania, sem que haja perecimento da identidade de determinada comunidade.
Consequentemente, as temáticas desenvolvidas e descritas ao longo da sequência
didática, promovem uma reflexão mais aprofundada sobre um conhecimento do
verdadeiro “eu”, tanto por parte do docente, quanto por parte do aluno, e envolvendo
diretamente a comunidade em geral. Tais concepções, partem do pressuposto
essencial de pertencimento e memória, dos quais remetem às antigas heranças
deixadas por gerações passadas. De todo modo, ao envolver aspectos e fatos
históricos, tal como a imigração italiana, a formação de Silveira Martins-RS e Quarta
Colônia, bem como na atualidade do Geoparque, são meios de reviver o início da
organização de sociedade. Tudo possui um início, e este início fez por surgir a
identidade e “marca” única dessa comunidade, justificando com isso, que outras
ações mais, sejam levadas em consideração para que promova uma
conscientização geral acerca da temática de cuidados, valorização, preservação do
Patrimônio-Cultural. | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1346345582705216 | por |
dc.contributor.referee1 | Borin, Marta Rosa | |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Thainá Castro Costa Figueiredo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7309066796598968 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |