dc.contributor.advisor | Melo, Regina Maria | |
dc.creator | Machado, Elenir Bitencourt | |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T13:12:38Z | |
dc.date.available | 2023-03-13T13:12:38Z | |
dc.date.issued | 2005-03-15 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28159 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | Leaving of the need of doing that the children of the
Infantile Education have a wider vision of everything that
surrounds them, and tuming them more observers and curious
front to the reality in that live and they act. In this work, it’s
search for the importance and the contributions that the Infantile
Literature can bring for its development. The methodology
utilized for its realization involved a bibliograph search with
afiniies. The idea os searching for subsides in the literature
opens a space for the free expression, involving the children in a
world of fantasies, presenting the reading in a stimulating form
awaking the children’s interest and tuming the books as
accessible as the toys. The books still contribute ti help the child
to satisfy the neede of aesthetic satisfation and of being well it
accepts, of loving and beloved, of progressing, of knowing, of
moving for the characters’ observation involved in problematic
situations. The infantile literature, to the awakening the child’s
interest, becomes in a middle of access to the real, in the moment in that it facilites it the ordenation of existential
experiences, offering it a creativity horizon and of fantasy while
fiction, at the same time in that produtes it pleasure. The effects,
until the observed moment, allow to affirm us thatm it from the
Infantile. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Literatura infantil | por |
dc.title | Contribuição da literatura infantil no trabalho com crianças da educação infantil | por |
dc.title.alternative | Contribution of the infantile literature in the work with children of the infantile education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | Partindo da necessidade de fazer com que as crianças da
Educação Infantil tenham uma visão mais ampla de tudo que as
rodeiam, e tornando-as mais observadoras e curiosas frente à
realidade em que vivem e atuam, neste trabalho busca-se a
importância e as contribuições que a Literatura Infantil pode
trazer para o seu desenvolvimento. A metodologia adotada para
sua realização envolveu uma pesquisa bibliográfica de obras
afins. A idéia de buscar subsídios na literatura infantil abre um
espaço para a expressão livre, envolvendo as crianças num
mundo de fantasias, apresentando a leitura de uma forma
estimulante, despertando o interesse da criança e tornando os
livros tão acessíveis quanto os brinquedos. Os livros contribuem
ainda para ajudar a criança a satisfazer a necessidade de estética
de ser bem aceita, de amar e ser amada, de progredir, de
conhecer, de mudar, pela observação de personagens envolvidos
em situações problemáticas.A literatura infantil ao despertar o
interesse da criança, transforma-se num meio de acesso ao real,
no momento em que lhe facilita a ordenação de experiências
existenciais, oferecendo-lhe um horizonte de criatividade e de
fantasia enquanto ficção, ao mesmo tempo em que lhe produz
prazer.Os efeitos, até o momento observado, permitem-nos
afirmar que, se desde a Educação Infantil facilitarmos à criança
um ambiente favorável, ela tenderá, cada vez mais, a distinguir
seus sentimentos e percepções. E isto a capacitará a discernir
tanto seu eu como suas experiências externas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |