Avaliação da segurança viária no trecho das rodovias RSC-287 e BR-287 no perímetro urbano de Santa Maria-RS
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Data
2023-03-02Autor
Carvalho, Jéssica Jasmine Müller
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No Brasil, o modal rodoviário é o mais usado para o transporte de passageiros e cargas no país. Como resultado, um elevado volume de veículos trafega diariamente nas vias, e o uso excessivo leva a determinados impactos negativos em diferentes aspectos, dentre os quais destacam os acidentes de trânsito. O número de acidentes de trânsito que ocorrem anualmente nas rodovias brasileiras é alarmante, pois, além da perda de vidas cujo valor é incalculável, também custam bilhões de reais por ano à sociedade. Nesse sentido, ações de engenharia, de educação e de fiscalização tornam-se extremamente importantes para diminuir as interferências negativas entre os usuários, que geram conflitos e acidentes de trânsito. Diante disso, é de suma importância realizar pesquisas e coletas de dados para a melhoria da segurança viária, na busca de estratégias de prevenção e diminuição dos acidentes rodoviários. Para reduzir ou até mesmo evitar os acidentes de trânsito, é necessário conhecer características que podem estar atreladas à sua ocorrência, entender quais fatores têm maior influência na causa dos acidentes e analisar aspectos de locais críticos, e desse modo traçar medidas mitigadoras bem planejadas e executadas. Assim, esse trabalho tem o objetivo de avaliar a segurança viária em um trecho urbano da cidade de Santa Maria, entre os quilômetros 231 da RSC-287 e 253 da BR-287. Para isso, foram utilizadas metodologias de análise estatística, geoespacial e in loco em um trecho crítico, visando compreender aspectos relacionados à ocorrência de acidentes nesta região. Por meio da análise estatística verificou-se que a maior parte das vítimas são jovens, sobretudo homens, os veículos com maior envolvimento em acidentes são automóveis e motocicletas e o tipo de acidente mais frequente no trecho analisado é colisão lateral. A análise geoespacial possibilitou a identificação de pontos críticos ao longo do trecho de estudo. Já na visita in loco foram observados aspectos da via, veículos e ambiente, que podem estar influenciando na maior ocorrência de acidentes no trecho de análise. A partir dos resultados, foram propostas algumas medidas de engenharia que aliadas à educação no trânsito e a fiscalização podem contribuir para a melhoria da segurança viária no trecho de estudo.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [249]
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