Mostrar el registro sencillo del ítem
O trabalho da professora da SADA e a inclusão
dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana Costa Pereira | |
dc.creator | Ribeiro, Elisangela Gauna | |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T12:15:34Z | |
dc.date.available | 2023-03-17T12:15:34Z | |
dc.date.issued | 2007-10 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28243 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The present article tried to identify the strategies used by the teacher of SADA (Room of Attendance to the Difficulties of Learning) that seek auxiliary a student's learning with TDAH (I Overturn of the Deficit of Attention and Hiperatividade) and which your principal difficulties inside of the school ambit in the perspective of the inclusive education. As specific objective, we looked for to analyze those strategies they have been constituting if as a facilitative device for the process of the student's inclusion. Before the here exposed, and for observing the anguishes that the teachers that work directly with the student that presents TDAH, e/our the negligence, the omission and the rejeição of other for the offer of a work sit down differentiated for this student, it is that he/she is justified the accomplishment of the present work, being believed that is done important to discuss such subjects now, once this is a great challenge for the school context. The work was developed through a qualitative field research, with descriptive delineamento, being the collection of data accomplished through a questionnaire composed by ten subjects, answered by the teacher of SADA, being the reached answers and analyzed starting from theoretical referenciais on the theme. The conclusion was arrived that the accomplished work is being inefficient, for the support lack and compromising of most of the teachers involved in this process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | SADA | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.title | O trabalho da professora da SADA e a inclusão | por |
dc.title.alternative | The teacher's of SADA work and the inclusion | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | O presente artigo procurou identificar as estratégias utilizadas pela professora da SADA (Sala de Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem) que visam auxiliar a aprendizagem de um aluno com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e quais suas principais dificuldades dentro do âmbito escolar na perspectiva da educação inclusiva. Como objetivo específico, buscamos analisar se essas estratégias têm se constituído como um dispositivo facilitador para o processo de inclusão do aluno. Diante do aqui exposto, e por observar as angústias que sentem os professores que trabalham diretamente com o aluno que apresenta o TDAH, e/ou o descaso, a omissão e a rejeição de outros para a oferta de um trabalho diferenciado para este aluno, é que se justifica a realização do presente trabalho, acreditando-se que se faz importante discutir tais questões atualmente, uma vez que este é um grande desafio para o contexto escolar. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa de campo qualitativa, com delineamento descritivo, sendo a coleta de dados realizada através de um questionário composto por dez questões, respondidas pela professora da SADA, sendo as respostas alcançadas e analisadas a partir de referenciais teóricos sobre o tema. Chegou-se a conclusão que o trabalho realizado está sendo ineficiente, pela falta de apoio e comprometimento da maioria dos professores envolvidos neste processo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos [42]
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial -- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos