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dc.contributor.advisorAwruch, Marcos Daniel de Freitas Awruch
dc.creatorMas, Guilherme Dal
dc.date.accessioned2023-03-17T13:01:54Z
dc.date.available2023-03-17T13:01:54Z
dc.date.issued2023-03-13
dc.date.submitted2023-03-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28250
dc.description.abstractThe attention of the energy industry has been diverted to the approach of new and renewable fuel sources to replace the use of petroleum derivatives in internal combustion engines. Result of the growing global concern regarding energy insecurity, given the continuous depletion of oil reserves and the evolution of norms to contain pollutant emissions. This demand led to the exploration of new fuels, combined with new fuel injection strategies, contributing to the growth of the biofuels market and increasing the visibility of studies related to this area in recent decades. Although the use of biodiesel in diesel oil mixtures appears to be very positive, there are not many studies related to vibrations for higher percentages. This work aims to evaluate the operational viability of adding biodiesel to the commercial diesel mixture in a turbocharged electronic Diesel cycle engine used in agriculture since the variation and excess vibration can affect the longevity of the machine and the useful life of its components. components. Mixtures of 12% to 30% of biodiesel and commercial Diesel were used, with additions of 3% of biodiesel, and employing a dynamometer of parasitic loads, the engine was tested in the range of 2.000 to 1.100 revolutions per minute. The engine was instrumented with two accelerometers on the X and Y axes to collect combustion vibration signals, positioned on top of the cylinder head, and mechanical vibration signals, located on the side of the engine block, close to the cylinder head. The signal was measured in the time domain, as an acceleration signal and transformed to the frequency domain, where its mean square was later calculated, and the values obtained were compared according to the ISO 20816-1 standard, where it was found that there was an increase in engine vibration as more biodiesel was used in the mixtures, reaching the vibration peak at B30, with 7.09 mm/s, but without exceeding the limits set by the standard. The fuel with the best performance was B15, which presented medium vibration values among the tested fuels, but better performance and specific consumption. Thus, validating the use of higher levels of biodiesel in commercial diesel oil blends.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectbiodieselpor
dc.subjectmechanical vibrationseng
dc.subjectelectronic injectioneng
dc.subjectbiodieselpor
dc.subjectvibrações mecânicaspor
dc.subjectinjeção eletrônicapor
dc.titleAnálise vibratória em motor agrícola ciclo diesel utilizando diferentes misturas de biocombustíveispor
dc.title.alternativeVibratory analysis in an agricultural diesel cycle engine using different biofuel mixtureseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoA atenção da indústria energética tem sido divergida para a abordagem de novas e renováveis fontes de combustíveis a fim de substituir o uso de derivados de petróleo em motores de combustão interna. Resultado da crescente preocupação global em relação à insegurança energética, visto o contínuo esgotamento das reservas de petróleo e a evolução das normas para contenção de emissões de poluentes. Essa demanda levou a exploração de novos combustíveis, aliados à novas estratégias de injeção de combustível, contribuindo para o crescimento do mercado de biocombustíveis e aumentando a visibilidade dos estudos relacionados à essa área nas últimas décadas. Embora o emprego do biodiesel nas misturas de óleo Diesel aparente ser muito positivo, não existem muitos estudos relacionados a vibrações para maiores porcentagens. Este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade operacional do acréscimo de biodiesel na mistura de Diesel comercial em um motor ciclo Diesel eletrônico turboalimentado utilizado no meio agrícola, visto que a variação e excesso de vibração podem afetar a longevidade da máquina e a vida útil de seus componentes. Foram empregadas misturas de 12% a 30% de biodiesel e Diesel comercial, com acréscimos de 3% de biodiesel, e por meio de um dinamômetro de cargas parasitas o motor foi testado na faixa de 1.100 a 2.000 revoluções por minuto. O motor foi instrumentado com dois acelerômetros nos eixos X e Y para coleta dos sinais de vibração de combustão, posicionado no topo do cabeçote, e sinais de vibração mecânica, localizado na lateral do bloco do motor, próximo ao cabeçote. O sinal foi medido no domínio do tempo, como sinal de aceleração e transformado para o domínio da frequência, onde posteriormente foi calculada sua média quadrática, e os valores obtidos comparados de acordo com a norma ISO 20816-1, onde constatou-se que houve acréscimo na vibração do motor à medida que mais biodiesel era empregado nas misturas, atingindo o pico de vibração em B30, com 7,09 mm/s, porém sem ultrapassar os limites trazidos pela norma. O combustível com melhor desempenho foi B15, o qual apresentou valores medianos de vibração entre os combustíveis testados, porém melhor desempenho e consumo específico. Desta forma, validando o uso de teores mais elevados de biodiesel nas misturas de óleo Diesel comerciais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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