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dc.creatorTonel, Juliana Zancan
dc.date.accessioned2023-03-17T15:09:35Z
dc.date.available2023-03-17T15:09:35Z
dc.date.issued2022-11-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28264
dc.description.abstractNão possui abstract.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAleitamento maternopor
dc.subjectLactaçãopor
dc.subjectRede socialpor
dc.subjectTecnologia educativapor
dc.subjectTradução do conhecimentopor
dc.titleAvaliação de videoclipe para aprendizagem da fisiologia da lactação: rede de apoio a lactantespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO aleitamento materno consiste na principal forma de nutrição da criança e seu uso exclusivo deve ser estimulado até os seis meses de vida. Considerando que a rede de apoio a lactantes impacta no estabelecimento e manutenção do aleitamento materno, é importante estas pessoas compreenderem a fisiologia da lactação para oferecerem apoio de modo coerente com o funcionamento da produção de leite. A utilização de tecnologia cuidativo-assistencial poderá contribuir no aprendizado da fisiologia da lactação com este público. O videoclipe denominado “Lactashow: ciclo da lactação” (registro de obras nº 211575326 e disponível para acesso livre) é uma ferramenta validada por especialistas, sendo necessário que esse conhecimento científico esteja traduzido para o público-alvo de modo a ter potencial de uso no cotidiano das pessoas. Objetivo: Avaliar se a tecnologia cuidativo-educacional do tipo videoclipe para aprendizagem da fisiologia da lactação está adequada para o uso pela rede de apoio a lactantes. Método: trata-se de um estudo metodológico, guiado pelo Modelo de Tradução do Conhecimento em Ação, com o desenvolvimento do Ciclo de Criação da ferramenta. A coleta de dados foi desenvolvida na cidade de Santa Cruz do Sul com 52 membros da rede de apoio indicado pela própria puérpera. Em entrevista presencial, no serviço da atenção primária à saúde, em consulta de puericultura, foram aplicados dois instrumentos: Avaliação de Tecnologia Assistiva e Validação de aparência de tecnologias educacionais em saúde. Foram avaliados os atributos interatividade, objetivo, relevância e clareza, sendo classificados como adequados quando a média foi de 1,1 a 2. Para validação de aparência, foi utilizada a classificação IVA ≥ 0,78 excelente; entre 0,60 e 0,77 necessidade de melhorias e < 0,60 necessita ser refeito. Resultados: o videoclipe foi avaliado como adequado (1,75), em todos os atributos interatividade (1,75), objetividade (2,00), relevância e eficácia (2,00), clareza (2,00). A validade de aparência foi excelente (0,969). Ambos os instrumentos obtiveram Alpha de Cronbach, 0,883 e 0,852, respectivamente, apontando a confiabilidade nesta população. Conclusão: o videoclipe para aprendizagem da fisiologia da lactação está adequado ao uso pela rede de apoio a lactantes como ferramenta de educação em saúde visando a introdução do tema de aleitamento materno.por
dc.contributor.advisor1Paula, Cristiane Cardoso de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247264269439154por
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Ana Claudia Garcia
dc.contributor.referee1Bolzan, Geovana de Paula
dc.contributor.referee2Rodrigues, Andressa Peripolli
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6824929533534735por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEnfermagempor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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