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dc.creatorBRIDI FILHO, César Augusto Nunes
dc.date.accessioned2023-03-20T17:27:54Z
dc.date.available2023-03-20T17:27:54Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationBRIDI FILHO, Cesar Augusto Nunes. Psicologia da Educação III. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018.por
dc.identifier.isbn978-65-88403-16-7por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28290
dc.descriptionMaterial Didático da CTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial.por
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titlePsicologia da Educação IIIpor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoEste material didático corresponde ao terceiro módulo de Psicologia da Educação e conclui as etapas destinadas ao estudo formal no campo da Psicologia. Em sua primeira unidade mostra dois grandes ramos do pensamento psicológico, através de teorias que partem de pontos diferentes para a compreensão do comportamento humano e sua forma de abordar e intervir. São teorias atuais, mas que atravessam séculos de história e sedimentações em aportes teóricos que perpassam a filosofia, a história, a medicina e o próprio desenvolvimento da Psicologia como ciência. O Comportamentalismo, que sustenta a teoria Cognitivo–Comportamental na atualidade, e a Psicanálise, que, apesar do seu aporte teórico robusto, sofreu modificações e ampliações ao longo do último século, são exploradas no texto tanto como teorias psicológicas, como contribuições para o campo da Educação. Outros autores contemporâneos, alguns dos quais continuam a produzir e pesquisar em suas áreas, nos indicam formas de compreender o processo de aprendizagem e suas relações com o universo que cerca o aluno e o professor. A concepção das Múltiplas Inteligências de Gardner, a teoria Ecológica de Bronfenbrenner, a teoria Biológica da Cognição de Maturana e a teoria da Modificabilidade Cognitiva de Feuerstein, são caminhos a serem trilhados, descobertos e pesquisados na atualidade. A segunda parte desta unidade é composta por ideias e reflexões acerca dos aspectos subjetivos que envolvem o processo de aprendizagem. A subjetividade que permeia o processo de aprender e o tornar-se autônomo do sujeito em seu processo de conhecimento tem a força de fazer avançar ou impedir as ações envolvidas neste ofício. Mais do que conhecer as teorias, é necessário compreender como elas podem ser potencializadas ou impedidas quando se confrontam com o desejo humano. Refletir sobre isso nos possibilita retirar da condição técnica e do método, exclusivamente, a responsabilidade sobre entendimento dos papéis, as condições emocionais e sociais envolvidas no processo, bem como as construções invisíveis que permeiam as relações humanas. Esperamos que esse momento de aprendizagem e esse material sirvam de alavanca para ações futuras e para a continuidade do olhar de pesquisa que sempre nos remete a novas buscas em nossa prática profissional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor


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