dc.contributor.advisor | Finkler, Lirene | |
dc.creator | Gengnagel, Érika | |
dc.date.accessioned | 2023-03-20T19:03:46Z | |
dc.date.available | 2023-03-20T19:03:46Z | |
dc.date.issued | 2023-02-02 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | GENGNAGEL, E. Habilidades do futuro e o movimento empresa júnior: relato de experiência de uma estudante de psicologia. 2023. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28296 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The Junior Enterprise Movement exists as a tool to bring closer academic theory and
practices applied in corporate market while still in the academic environment, as well
as providing valuable experiences of contact with the senior market, for a more
complete and robust interdisciplinary higher education, with the mission of forming
committed leaders who can transform their reality, undertaking changes for a better
country. In view of this, the present work seeks to analyze the participation of a
Psychology student from the Federal University of Santa Maria (UFSM), in the Junior
Enterprise Movement, during the years 2019, 2020 and 2021, lightening the benefits
and limitations of the experience in the development of relevant professional skills,
defined as Skills of the Future. The analysis highlighted three groups of skills: people
management, self-management and problem solving, and considered internal and
external factors that provided the development of these skills. This is, therefore, a
qualitative descriptive approach study, which aims to describe and critically analyze
the student’s experience lived in the process of insertion in a business context. Thus,
through the relations proposed, it was possible to understand the Junior Enterprise
Movement as a contributor to the formation of Psychology professionals closer to
tendencies of the organizational market. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Movimento Empresa Júnior | por |
dc.subject | Habilidades do Futuro | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Junior Enterprise Movement | eng |
dc.subject | Skills of the Future | eng |
dc.subject | Psychology | eng |
dc.title | Habilidades do futuro e o movimento empresa júnior: relato de experiência de uma estudante de psicologia | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Psicologia. | por |
dc.description.resumo | O Movimento Empresa Júnior existe como uma ferramenta de aproximação entre a
teoria e a prática acadêmica aplicadas ao mercado de trabalho, ainda no ambiente
acadêmico, assim como proporciona experiências valiosas de contato com o
mercado sênior, para uma formação superior interdisciplinar, mais completa e
robusta, tendo como missão a formação de lideranças comprometidas e capazes de
transformar a sua realidade, empreendendo mudanças na busca de um país melhor.
Diante disso, através da participação de uma estudante do curso de Psicologia, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Movimento Empresa Júnior,
durante os anos de 2019, 2020 e 2021, o presente trabalho busca analisar
benefícios e limitações da experiência no desenvolvimento de habilidades
profissionais relevantes, definidas como Habilidades do Futuro. A análise destacou
três grupos de habilidades: gestão de pessoas, autogestão e resolução de
problemas, e considerou fatores internos e externos que proporcionaram o
desenvolvimento dessas habilidades. Trata-se, portanto, de um estudo de
abordagem qualitativa descritiva, que tem como objetivo descrever e analisar
criticamente a experiência vivida no processo de inserção da estudante em um
contexto empresarial. Dessa forma, através das relações propostas, foi possível
compreender o Movimento Empresa Júnior como contribuinte para uma formação de
profissionais da Psicologia mais aliada às tendências do mercado organizacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |