Formação de professores para o ensino profissional, técnico e tecnológico: análise descritivo das competências e as propostas formativas de Brasil e Chile
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Data
2022-12-16Primeiro coorientador
Astudillo, Mario Reinaldo Vásquez
Primeiro membro da banca
Menoni, Maria Del Carmen Silva
Segundo membro da banca
Cepeda, Carlos Afonso Riquelme
Terceiro membro da banca
Palma, Saul Alejandro Contreras
Quarto membro da banca
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese insere-se na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do
Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS.
Objetivamos compreender como as competências são explicitadas na Educação
Profissional e Tecnológica (EPT) em uma universidade brasileira e outra chilena, a partir
de marcos regulatórios externos internacionais. Os objetivos específicos,
compreenderam: reconhecer as definições existentes, acerca dos conceitos de
competências e orientações nos marcos regulatórios externos nacionais e internacionais,
para a formação de professores para a EPT; identificar as competências e orientações
apresentadas nos programas dos cursos da USACH e da UFSM, a partir dos marcos
regulatórios legais, nacionais e internacionais disponíveis, sobre formação de professores
para a EPT e; delinear elementos/princípios que possam ser pensados para desenhar
currículos ou propostas curriculares para a formação de professores para a EPT. Tratase de um estudo com perspectiva metodológica da educação comparada, considerando
os cursos de formação docente para a EPT, Programa Especial de Graduação: Formação
de Professores para a Educação Profissional (PEG) e Programa Especial de
Regularização para o Ensino Técnico Profissional (FPTP). Como corpus, foram
analisados documentos normativos institucionais, nacionais e internacionais. As
definições encontradas sobre competências estão associadas ao indivíduo e o termo
habilidade está relacionado a mobilização/recrutamento de saberes, conhecimento tácito,
explícito/explícito, culminando em um saber fazer. O conceito de competência/objetivo
implícito nas malhas curriculares dos cursos estudados, advém das orientações dos
Organismos Multilaterais, em específico da Organização para a Cooperação e o
Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Banco Mundial, que por vezes são velados,
mas predominantemente na sua essência. Tais orientações estão atreladas a uma
concepção de educação que limita o indivíduo a sua capacidade laboral. Os
elementos/princípios para se pensar ao desenhar currículos/propostas curriculares para
esta formação estão relacionadas as habilidades sociais; àquelas competências
apreendidas como resultado da educação social, entendidas e voltadas para fins
coletivos, favorecendo o bom convívio social, os elos democráticos e os direitos humanos.
A formação docente precisa traduzir esses elementos promovendo a conscientização
crítico reflexiva de que é inacabada, de que os contextos são mutáveis e necessitam
reinvenções; e isso precisa ser sensibilizado na formação pedagógica dos professores
não licenciados. Para continuidade desta pesquisa, sugere-se que se estabeleça uma
profícua interlocução entre os envolvidos diretamente com o EPT, constituindo assim uma
nova possibilidade de avançar, dada a relevância e a complexidade do tema e
necessidade de fomentar os docentes que ingressam neste contexto educativo,
permeado de múltiplos perfis de formação, a oportunidade avançar nas suas construções.
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