dc.creator | Fagundes, Laidines Seibel | |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T18:31:11Z | |
dc.date.available | 2023-03-22T18:31:11Z | |
dc.date.issued | 2022-09-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28337 | |
dc.description.abstract | This research investigated how the application of collaborative and peer-reviewed Active
Methodologies can develop the construction of content, cognitive skills and attitudes in
students. The present work used a qualitative approach, at different times it made use of
documental research, action research and content analysis when investigating the
application of Active Methodologies in Elementary and High School classes. Initially,
the Class Diaries of an Elementary School Science teacher from 2013 to 2017 were
analyzed to identify which resources were recorded and how the information released by
the teacher could inform the use of Active Methodologies. The applications of Active
Methodologies took place in the public school system with the classes that were under
the regency of the researcher, being a ninth grade class of Elementary School (in 2019)
and 13 high school classes during the COVID-19 pandemic. The proposed activities were
supported by Digital Information and Communication Technologies (TDIC) and the
themes were adapted to be in line with what the National Curricular Common Base
advocates. In the different contexts in which they were applied, the activities contributed
to the students' technological literacy, to the development of autonomy and encouraged
the improvement of skills related to the ability to research, interpret, prepare texts,
produce and use figures and graphs, as well as synthesis for data presentation and oral
communication. In the application of all activities, one of the elements of analysis was
the mediation process by the teacher to enable the performance of specific tasks and
encourage students' autonomy in carrying out the work. We emphasize that the
association of TDIC and Active Methodologies was positive and made possible
conceptual, attitudinal and procedural learning, both in activities developed in person and
in applications in virtual teaching. It is hoped that the results of this research will be an
incentive for the application of proposals for activities that encourage the implementation
of Active Methodologies that seek to develop student protagonism. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Diários de classe | por |
dc.subject | TDIC | por |
dc.subject | Metodologias ativas colaborativas | por |
dc.subject | Planejamento docente | por |
dc.subject | Class diaries | eng |
dc.subject | Seminars | eng |
dc.subject | Collaborative active methodologies | eng |
dc.subject | Teaching planning | eng |
dc.title | Investigações e reflexões sobre implementação de metodologias ativas na educação básica | por |
dc.title.alternative | Research and reflections on the implementation of active methodologies in basic education | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investigou como a aplicação de Metodologias Ativas colaborativas e com
avaliação por pares pode desenvolver a construção de conteúdos, habilidades cognitivas
e atitudes nos alunos. O presente trabalho utilizou abordagem qualitativa, em diferentes
momentos fez uso de pesquisa documental, pesquisa-ação e análise de conteúdo ao
investigar a aplicação de Metodologias Ativas em turmas do Ensino Fundamental e
Ensino Médio. Inicialmente foram analisados os Diários de classe de uma professora de
Ciências do Ensino Fundamental do período de 2013 a 2017, para identificar quais
recursos foram registrados e como as informações lançadas pelo professor poderiam
informar sobre o uso de Metodologias Ativas. As aplicações de Metodologias Ativas
ocorreram na rede pública de ensino com as turmas que estavam sob regência da
pesquisadora, sendo uma turma de nono ano do Ensino Fundamental (em 2019) e 13
turmas do Ensino Médio durante a pandemia de COVID-19. As atividades propostas
foram apoiadas em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e os
temas foram adaptados para ficar em sintonia com o que a Base Nacional Comum
Curricular preconiza. Nos diferentes contextos em que foram aplicadas, as atividades
colaboraram para alfabetização tecnológica dos estudantes, para o desenvolvimento de
autonomia e incentivaram o aprimoramento de habilidades relacionadas à capacidade de
pesquisa, interpretação, elaboração de textos, produção e uso de figuras e gráficos, bem
como síntese para apresentação de dados e comunicação oral. Na aplicação de todas as
atividades um dos elementos de análise foi o processo de mediação por parte do professor
para viabilizar a realização de tarefas específicas e estimular a autonomia dos estudantes
na execução dos trabalhos. Destacamos que a associação de TDIC e Metodologias Ativas
foi positiva e viabilizou aprendizagens conceituais, atitudinais e procedimentais, tanto nas
atividades desenvolvidas presencialmente quanto nas aplicações em ensino virtual.
Espera-se que os resultados dessa pesquisa sejam um incentivo para a aplicação de
propostas de atividades que fomentem a implementação de Metodologias Ativas que
buscam desenvolver o protagonismo dos estudantes. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sepel, Lenira Maria Nunes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9187175270021411 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei | |
dc.contributor.referee2 | Nicoletti, Elenize Rangel | |
dc.contributor.referee3 | Mariani, Vanessa de Cássia Pistóia | |
dc.contributor.referee4 | Santiago, Gisele | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3943560150925365 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |