Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDOTTO, DALVA MARIA RIGHI
dc.creatorMarchesan, Marlei Camilo
dc.date.accessioned2023-03-23T13:31:21Z
dc.date.available2023-03-23T13:31:21Z
dc.date.issued2021-01-25
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationMARCHESAN, M.C. Características e atributos relevantes nas atividades de turismo para o segmento de turistas da terceira idade. 2021. 42 P. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28346
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo, RS, 2021.por
dc.description.abstractTourism in the elderly appears as a way to contribute to emotional health, developing the ability to relate, providing knowledge of new cultures, in its available time, being motivating when well planned for this segment of tourists. Understanding the needs of senior tourists in their perception helps in the adequacy of the services offered to serve them more effectively, by incorporating the attributes considered important by this segment of consumers. In this perspective, the general objective of this study is to Identify the attitudes, preferences and attributes of tourism activities considered relevant for the senior tourist segment and, more specifically, (a) to verify which attitudes are more frequent among senior tourists, regarding the frequency of trips, lodging and means of transportation; (b) to understand the reasons that lead senior citizens to participate in tourism activities; and, (c) to identify the main attributes of tourism activities considered important for senior tourists. The present work was methodologically based on a descriptive research and a quantitative study, having as target population elderly tourists who make trips in the national territory. The sample of the present work was for convenience, where the sample was of 100 tourists of third age surveyed. The results show that this market segment has as its main attribute in the activities related to tourism the security question, and this can be associated to the fact that senior citizens have a great interest in practicing pleasant activities for the body and mind, which includes safe leisure, through trips.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTurismopor
dc.subjectSegmentação de mercadopor
dc.subjectLazerpor
dc.subjectTerceira idadepor
dc.subjectSociabilidadepor
dc.subjectTourismeng
dc.subjectMarket segmentationeng
dc.subjectLeisureeng
dc.subjectElderlyeng
dc.subjectSociabilityeng
dc.titleCaracterísticas e atributos relevantes nas atividades de turismo para o segmento de turistas da terceira idade.por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo.por
dc.description.resumoO turismo na terceira idade surge como uma forma de contribuir para a saúde emocional, desenvolvendo a capacidade de se relacionarem, proporcionando o conhecimento de novas culturas, no seu tempo disponível, sendo motivante quando bem planejado para este segmento de turistas. Compreender as necessidades dos turistas da terceira idade na percepção destes auxilia na adequação dos serviços ofertados para atendê-los de forma mais eficaz, por meio da incorporação dos atributos considerados importantes por este segmento de consumidores. Nesta perspectiva o objetivo geral deste estudo é Identificar as atitudes, as preferências e os atributos das atividades de turismo considerados relevantes para o segmento de turistas da terceira idade e, mais especificamente, (a) verificar quais atitudes são mais frequentes dos turistas da terceira idade, em relação à frequência de viagens, hospedagem e meios de transporte; (b) compreender os motivos que levam a terceira idade a participar de atividades turísticas; e, (c) identificar os principais atributos das atividades de turismo considerados importantes para os turistas da terceira idade. O presente trabalho baseou-se, metodologicamente em uma pesquisa descritiva e um estudo quantitativo, tendo por população-alvo os turistas de terceira idade que realizaram viagens em território nacional. A amostragem do presente trabalho foi por conveniência, onde a amostra foi de 100 turistas de terceira idade pesquisados. Como resultados contatou-se que este segmento de mercado tem como principal atributo nas atividades ligadas ao turismo o quesito segurança, podendo isto ser associado ao fato de que as pessoas da terceira idade possuem grande interesse em praticar atividades agradáveis para o corpo e à mente, o que inclui o lazer seguro, por meio de viagens.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto