dc.contributor.advisor | Mello, Débora Teixeira de | |
dc.creator | Carvalho, Gabrieli | |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T17:21:01Z | |
dc.date.available | 2023-03-24T17:21:01Z | |
dc.date.issued | 2022-08-01 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28380 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022. | por |
dc.description | Conforme a ata de defesa o título da dissertação é "Parceria público-privada na expansão de vagas da educação infantil na rede municipal de de Santa Maria/RS". | por |
dc.description.abstract | This research deals with the issue of the purchase of places by the
municipality of Santa Maria in private schools. The research is part of the line LP2 -
Public Policies and Educational Management, of the Postgraduate Specialization
Course in Latu Sensu in Educational Management and Public Policies at the Federal
University of Santa Maria. This research aims to investigate how the agreements
between private institutions and the public power have been happening in the scope
of early childhood education in the municipality of Santa Maria/RS, in addition, it
collects data on the number of places that were purchased in early childhood
education, there are how long the agreements have been established and what
measures the responsible bodies have been taking to terminate the agreement. It is
a qualiquantitative research and its contributions are bibliographic research, a
documental analysis of public policies related to early childhood education and an
interview with one of the teachers responsible for the area of Early Childhood
Education at the Municipal Education Department of Santa Maria/RS. During this
research, it was possible to observe that the municipality of Santa Maria/ RS has
been adhering to the purchase of places in private schools for a long time and uses
this as a strategy to fulfill the goal number 01 of the PNE, which determines the
universalization of access to early childhood education for preschool age children.
This practice of buying vacancies has proved to be a very solid strategy, which
strengthens the public-private relationship, and which, in a way, ends up contributing
to the transfer of public funds to private institutions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Conveniamento | por |
dc.subject | Demanda de vagas | por |
dc.subject | Acesso e qualidade | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Agreement | eng |
dc.subject | Buying vacancies | eng |
dc.subject | Enrollment | eng |
dc.title | A parceria público-privada na expansão da educação infantil no município de Santa Maria/RS | por |
dc.title.alternative | The public-private partnership in the expansion of child education in the municipality of Santa Maria/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata sobre a questão da compra de vagas por parte do município de
Santa Maria nas escolas da rede privada. A pesquisa está inserida na linha LP2-
Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de Pós-graduação
Especialização em Latu Sensu em Gestão Educacional e Políticas Públicas da
Universidade Federal de Santa Maria. Esta pesquisa tem o intuito de investigar
como vem acontecendo os convênios entre instituições privadas e o poder público
no âmbito da educação infantil do município de Santa Maria/RS, além disso , levanta
dados sobre o número de vagas que foram compradas na educação infantil, há
quanto tempo os convênios vêm sendo estabelecidos e quais as medidas que os
órgãos responsáveis vêm tomando para terminar com o conveniamento. É uma
pesquisa quali-quantitativa e tem como aportes a pesquisa bibliográfica, uma análise
documental das políticas públicas relacionadas à educação infantil e uma entrevista
com uma das professoras responsáveis pela área da Educação Infantil da Secretaria
Municipal de Educação de Santa Maria/ RS. Durante esta pesquisa foi possível
observar que o município de Santa Maria/ RS vem aderindo há bastante tempo à
compra de vagas nas escolas da rede privada de ensino e utiliza isso como
estratégia para cumprir a meta número 01 do PNE que determina a universalização
do acesso à educação infantil para as crianças em idade pré-escolar. Esta prática de
compra de vagas tem se mostrado uma estratégia bastante sólida, que fortalece a
relação público-privada, e que, de certa forma, acaba contribuindo para que se torne
comum o repasse das verbas públicas para as instituições privadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |