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dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorCarvalho, Gabrieli
dc.date.accessioned2023-03-24T17:21:01Z
dc.date.available2023-03-24T17:21:01Z
dc.date.issued2022-08-01
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28380
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022.por
dc.descriptionConforme a ata de defesa o título da dissertação é "Parceria público-privada na expansão de vagas da educação infantil na rede municipal de de Santa Maria/RS".por
dc.description.abstractThis research deals with the issue of the purchase of places by the municipality of Santa Maria in private schools. The research is part of the line LP2 - Public Policies and Educational Management, of the Postgraduate Specialization Course in Latu Sensu in Educational Management and Public Policies at the Federal University of Santa Maria. This research aims to investigate how the agreements between private institutions and the public power have been happening in the scope of early childhood education in the municipality of Santa Maria/RS, in addition, it collects data on the number of places that were purchased in early childhood education, there are how long the agreements have been established and what measures the responsible bodies have been taking to terminate the agreement. It is a qualiquantitative research and its contributions are bibliographic research, a documental analysis of public policies related to early childhood education and an interview with one of the teachers responsible for the area of Early Childhood Education at the Municipal Education Department of Santa Maria/RS. During this research, it was possible to observe that the municipality of Santa Maria/ RS has been adhering to the purchase of places in private schools for a long time and uses this as a strategy to fulfill the goal number 01 of the PNE, which determines the universalization of access to early childhood education for preschool age children. This practice of buying vacancies has proved to be a very solid strategy, which strengthens the public-private relationship, and which, in a way, ends up contributing to the transfer of public funds to private institutions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectConveniamentopor
dc.subjectDemanda de vagaspor
dc.subjectAcesso e qualidadepor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectAgreementeng
dc.subjectBuying vacancieseng
dc.subjectEnrollmenteng
dc.titleA parceria público-privada na expansão da educação infantil no município de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeThe public-private partnership in the expansion of child education in the municipality of Santa Maria/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa trata sobre a questão da compra de vagas por parte do município de Santa Maria nas escolas da rede privada. A pesquisa está inserida na linha LP2- Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de Pós-graduação Especialização em Latu Sensu em Gestão Educacional e Políticas Públicas da Universidade Federal de Santa Maria. Esta pesquisa tem o intuito de investigar como vem acontecendo os convênios entre instituições privadas e o poder público no âmbito da educação infantil do município de Santa Maria/RS, além disso , levanta dados sobre o número de vagas que foram compradas na educação infantil, há quanto tempo os convênios vêm sendo estabelecidos e quais as medidas que os órgãos responsáveis vêm tomando para terminar com o conveniamento. É uma pesquisa quali-quantitativa e tem como aportes a pesquisa bibliográfica, uma análise documental das políticas públicas relacionadas à educação infantil e uma entrevista com uma das professoras responsáveis pela área da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria/ RS. Durante esta pesquisa foi possível observar que o município de Santa Maria/ RS vem aderindo há bastante tempo à compra de vagas nas escolas da rede privada de ensino e utiliza isso como estratégia para cumprir a meta número 01 do PNE que determina a universalização do acesso à educação infantil para as crianças em idade pré-escolar. Esta prática de compra de vagas tem se mostrado uma estratégia bastante sólida, que fortalece a relação público-privada, e que, de certa forma, acaba contribuindo para que se torne comum o repasse das verbas públicas para as instituições privadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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