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dc.contributor.advisorMota, Helena Bolli
dc.creatorMelo Filha, Maria das Graças de Campos
dc.date.accessioned2023-03-29T13:01:30Z
dc.date.available2023-03-29T13:01:30Z
dc.date.issued2006-01
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28452
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2006.por
dc.description.abstractThe present research literature review main goal was to compile studies that show relationship between speech acquisition and later written language development, to salient the possible implications of phonological disorders in others language developmental aspects. The work was divided in topics as follow: concept and characteristics of speech disorders, phonological processing, written language learning, relationship between speech disorders and writing and reading learning and finally some longitudinal studies comparing early child language abilities and later writing and reading learning. With this work it was possible to conclude that many authors agree that the speech development is an important factor previous to later written language learning success.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesvio fonológicopor
dc.titleImplicações do desvio fonológico no desenvolvimento da linguagem escritapor
dc.title.alternativeImplications of the phonological disorders in written language developmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationFonoaudiologiapor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho de revisão de literatura foi compilar, investigar e discutir estudos que mostram a estreita relação entre a aquisição da fala e o posterior desenvolvimento da linguagem escrita, evidenciando as possíveis implicações do desvio fonológico em outras áreas do desenvolvimento da linguagem, descritas na literatura. O trabalho foi estruturado apresentando primeiramente o conceito e as características de desvio fonológico. Após foram abordados os seguintes tópicos: processamento fonológico, linguagem escrita e sua aprendizagem, relação entre o desvio fonológico e a aprendizagem da escrita e por fim foram apresentados alguns estudos longitudinais comparando habilidades iniciais de linguagem em crianças e o desenvolvimento posterior das habilidades de leitura e escrita. Este estudo permitiu concluir que muitos autores concordam que a linguagem se desenvolve como um todo e está interligada em todos os seus aspectos. Mostra-se evidente a importância do bom desenvolvimento da linguagem oral, pois esta pode ser fator preditivo de posteriores dificuldades no desenvolvimento da linguagem escrita.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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  • Fonoaudiologia [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Fonoaudiologia

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