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dc.contributor.advisorRichter, Luciana
dc.creatorPaz, Nereu dos Santos
dc.date.accessioned2023-03-29T18:37:31Z
dc.date.available2023-03-29T18:37:31Z
dc.date.issued2021-10-08
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28467
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões. Curso de Ciências Biológicas, RS, 2021.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectensino de ciências; jogos didáticos; jogos pedagógicos; ludicidade.por
dc.titleJogos didáticos para o ensino de Ciênciaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Ciências Biológicaspor
dc.description.resumoResumo: Os jogos didáticos podem ser utilizados como ferramenta para o ensino de ciências pelo seu potencial em contribuir para a motivação, a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Essa investigação de abordagem qualitativa consiste na confecção de jogos didáticos de ciências para as séries finais do ensino fundamental, com temáticas escolhidas pelos professores, sendo: (a) memória periódica, (b) jogo da velha dos platelmintos e nematelmintos e (c) quebra cabeça dos artrópodes. A atividade foi realizada com turmas do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, totalizando sessenta e quatro estudantes. Após a aplicação dos jogos foi entregue aos estudantes um questionário para identificar o potencial pedagógico dos jogos, a satisfação, os aspectos de interação, bem como se o jogo os auxiliou a ampliar os conhecimentos de ciências estudados. Além disso, analisaram-se as anotações de um observador em cada uma das implementações dos jogos e as anotações próprias. Com a análise desses dados pode-se perceber que por meio da aplicação dos jogos obtivemos resultados positivos em relação a revisão de conteúdos que já haviam sido trabalhados em aula. Os jogos possibilitaram uma aproximação significativa entre os grupos, o oportunizou debates e interações, contribuindo para a aprendizagem. Através desse estudo é possível afirmar o potencial pedagógico dos jogos didáticos proposto para o desenvolvimento cognitivo do estudante, o que indica uma metodologia que pode fazer parte do repertório docente. Espera-se que os jogos possam ser utilizados nas aulas pelos professores como estratégia didática para desenvolver ou relembrar determinado conteúdo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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