dc.contributor.advisor | Richter, Luciana | |
dc.creator | Paz, Nereu dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T18:37:31Z | |
dc.date.available | 2023-03-29T18:37:31Z | |
dc.date.issued | 2021-10-08 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28467 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões. Curso de Ciências Biológicas, RS, 2021. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | ensino de ciências; jogos didáticos; jogos pedagógicos; ludicidade. | por |
dc.title | Jogos didáticos para o ensino de Ciências | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Ciências Biológicas | por |
dc.description.resumo | Resumo: Os jogos didáticos podem ser utilizados como ferramenta para o ensino de
ciências pelo seu potencial em contribuir para a motivação, a aprendizagem e o
desenvolvimento intelectual dos estudantes. Essa investigação de abordagem
qualitativa consiste na confecção de jogos didáticos de ciências para as séries finais
do ensino fundamental, com temáticas escolhidas pelos professores, sendo: (a)
memória periódica, (b) jogo da velha dos platelmintos e nematelmintos e (c) quebra
cabeça dos artrópodes. A atividade foi realizada com turmas do 7º, 8º e 9º ano do
ensino fundamental, totalizando sessenta e quatro estudantes. Após a aplicação dos
jogos foi entregue aos estudantes um questionário para identificar o potencial
pedagógico dos jogos, a satisfação, os aspectos de interação, bem como se o jogo
os auxiliou a ampliar os conhecimentos de ciências estudados. Além disso,
analisaram-se as anotações de um observador em cada uma das implementações
dos jogos e as anotações próprias. Com a análise desses dados pode-se perceber
que por meio da aplicação dos jogos obtivemos resultados positivos em relação a
revisão de conteúdos que já haviam sido trabalhados em aula. Os jogos possibilitaram
uma aproximação significativa entre os grupos, o oportunizou debates e interações,
contribuindo para a aprendizagem. Através desse estudo é possível afirmar o
potencial pedagógico dos jogos didáticos proposto para o desenvolvimento cognitivo
do estudante, o que indica uma metodologia que pode fazer parte do repertório
docente. Espera-se que os jogos possam ser utilizados nas aulas pelos professores
como estratégia didática para desenvolver ou relembrar determinado conteúdo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |