Italiano sem fronteiras: enunciação, política e identidades na Universidade Federal de Santa Maria
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Data
2023-02-15Primeiro membro da banca
Caramori, Alessandra Paola
Segundo membro da banca
Carneiro, Maria Clara da Silva Ramos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo, intitulado “Italiano Sem Fronteiras: Enunciação, Política e Identidades na
Universidade Federal de Santa Maria”, tem por objetivo geral compreender as relações
identitárias e culturais mobilizadas pelos participantes dos cursos de italiano ofertados pelo
Idiomas sem Fronteiras (IsF), da Rede Andifes IsF, no âmbito da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM). Os objetivos específicos são: contextualizar o espaço de ensino de
língua italiana do Idiomas sem Fronteiras na UFSM; caracterizar o perfil de estudantes da
UFSM que se matriculam nos cursos de italiano; discutir as principais motivações da
participação dos alunos nos cursos de italiano do Idiomas sem Fronteiras; verificar a
enunciação e as relações identitárias que atravessam os estudos da língua italiana. O aporte
teórico está pautado nos conceitos de enunciação proposto por Émile Benveniste e na
“Semântica do Acontecimento” proposta por Eduardo Guimarães. Como instrumentos de
análises foram utilizados os formulários, já criados pelo IsF da UFSM, na plataforma Google
Forms para receber as inscrições e o feedback dos cursos dados pelos sujeitos acadêmicos
(alunos, professores e servidores) que assumem a posição de estudantes de italiano
interessados e/ou matriculados nas ofertas do curso de nível inicial “Introdução à língua e
cultura italianas 1 - A1”, no período de novembro de 2021 a maio de 2022. Ao contribuir com
a internacionalização do espaço acadêmico, para a comunidade acadêmica da UFSM, o
Idiomas sem Fronteiras oportuniza uma primeira aproximação formal com a língua italiana
padrão. Partindo da ideia de multiplicidade que se faz presente no contexto italiano pela
existência de diferentes línguas e que é também compartilhada com a história do Rio Grande
do Sul, por meio da imigração italiana e do estabelecimento da Quarta Colônia próxima de
Santa Maria, este trabalho busca identificar os efeitos de sentido em relação ao estudo da
língua italiana no espaço universitário da UFSM. Os estudantes procuram relacionar as suas
primeiras línguas com a língua italiana estudada no IsF usando enunciados que acabam sendo
atos políticos, pois estabelecem uma relação mais próxima entre culturas diversas e assumem
sentidos novos no enunciar, possibilitado pela cena enunciativa constituída no interior da
universidade. Espera-se que o estudo venha a contribuir para futuras pesquisas na área de
política linguística universitária e em aspectos que se referem aos sentidos de identificação e
de relações culturais no panorama da pluralidade das línguas brasileiras.
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