Blog na produção colaborativa em educação ambiental
Abstract
A história dessa pesquisa se deve às inquietações acerca do pouco emprego das mídias nas práticas pedagógicas e trazemos uma experiência que proporcione aos estudantes e professores outro olhar à produção do conhecimento. Nessa pesquisa, objetivamos construir um ambiente para aprendizagem colaborativa apoiada por computador, como estratégia de ensino-aprendizagem em Educação Ambiental (EA). O bullying foi o recorte feito sobre a temática ambiental como forma de problematizar questões como a violência enquanto dispositivo de constituição dos sujeitos. Buscamos desenvolver os princípios metodológicos da pesquisa-ação, que tem como características a ação, a pesquisa e a mudança de comportamento dos atores envolvidos, que, coletivamente, intervêm na ação em todas as suas fases, cuja finalidade comum é transformar a realidade. Os resultados demonstraram que os participantes utilizam de estratégias que cooperam para ações coletivas e participativas, demonstrando que o blog é uma ferramenta que problematiza o processo de interação mediada por computador e à produção de textos colaborativos, que contribuem para que a educação seja transformadora, crítica, emancipatória e participativa.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]