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dc.contributor.advisorCopetti, Fernando
dc.creatorMinuzzi, Tatiane
dc.date.accessioned2023-04-06T13:05:24Z
dc.date.available2023-04-06T13:05:24Z
dc.date.issued2006
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28574
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2006.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeslizarpor
dc.subjectPatinaçãopor
dc.subjectMatriz de análisepor
dc.titleConstrução de uma matriz para a análise do movimento de deslizar com patins de rodas: primeira fasepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAtividade Física, Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoA habilidade de deslizar para frente é o primeiro movimento que deve ser aprendido e realizado para desenvolver os diferentes movimentos e regras peculiares das distintas modalidades que envolvem a patinagem. Para que o ensino-aprendizado deste movimento obtenha sucesso, dentre vários fatores, conhecer as características da habilidade tem grande importância para fornecer parâmetros para a avaliação. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo construir uma matriz de análise das características básicas da habilidade deslizar para frente sobre patins de rodas. A primeira etapa foi construir um modelo descritivo da habilidade de deslizar para frente, a partir de observações do movimento em vídeos e campeonatos de patinação. As descrições foram estruturadas e divididas em: fase de execução I, que considerou o momento parado e de movimento da perna de impulsão mais o comportamento das partes do corpo de forma separada; fase de execução II, que considerou a perna de deslize (do solo) e fase de execução III, sendo este o momento do segundo impulso com a troca de perna. Após essa etapa, professores de Educação Física e patinação realizaram revisões e correções necessárias das descrições para que as mesmas obtivessem o máximo de clareza. O material contento as descrições foram enviadas para professores de patinação do Estado do Rio Grande do Sul objetivando confirmar e realizar considerações necessárias sobre as descrições elaboradas. Todos os professores concordaram com as descrições e enumeraram os erros mais comuns durante a execução de cada fase, possibilitando a formulação da matriz para a análise do movimento de deslizar. O modelo resultante deste estudo apresenta-se como uma primeira versão que possibilitará avaliações, e consequentemente favorecer as intervenções no processo pedagógico de ensino-aprendizagem da habilidade deslizar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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