dc.contributor.advisor | Ferrer, Ana Luiza | |
dc.creator | Ferrarese, Giulha Deon | |
dc.date.accessioned | 2023-04-06T17:27:50Z | |
dc.date.available | 2023-04-06T17:27:50Z | |
dc.date.issued | 2023-02-08 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28582 | |
dc.description.abstract | Plants are important components of biodiversity, both in forests and in urban areas,
whose use can soften or cure disease symptoms, and this applicability is one of the
oldest forms of medicinal practice in humanity. However, due to the great consumption
and ease of access to certain medications, the use of medicines without medical
prescription becomes increasingly banal. Being driven by constant advertisements on
social media and allied to easy access in pharmacies, stimulating the indiscriminate
use of medicines. Therefore, the World Health Organization has been promoting the
use of traditional medicines, comprising practices and knowledge that incorporate
plant-based medicines for the maintenance of well-being, treatment, diagnosis and
prevention of diseases. In view of the above, this research sought to understand the
state of knowledge of undergraduate health students at the Federal University of Santa
Maria, with the objective of evaluating the knowledge of higher education students
about the use of medicinal plants as an alternative to medicalization in situations of
illness. This is a descriptive and exploratory research, with a qualitative approach. To
collect information, semi-structured interviews were conducted with the students. The
results show that most students use medicinal plants, obtaining knowledge about their
applicability mainly with family members. It is noticed that the most used plants are
chamomile, billet, lemon balm, rosemary, marcela, fennel, lemon and guaco, being
consumed from teas in situations of lives linked to illness. In addition, it was evidenced
that the courses do not address the theme in compulsory subjects, which is considered
very important for students. They claim that the study of traditional medicine would
contribute beneficially to their future professional practice, in the same way directly
influences their individual use of medicinal plants. In this context, the production of a
bibliographic material, in booklet format that presents the main species of medicinal
plants and their applied uses, can help students in a situation of illness, which is an
alternative to self-medication. It is expected that this research will contribute to
discussions and reflections, elucidating possible gaps of knowledge, fostering new
research on the subject. Keywords: Well-being. Traditional Knowledge. Public health. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Bem-estar | por |
dc.subject | Conhecimento Tradicional | por |
dc.subject | Saúde Pública | por |
dc.subject | Well-being | eng |
dc.subject | Traditional Knowledge | eng |
dc.subject | Public health | eng |
dc.title | Uso de plantas medicinais como alternativa à medicalização em situações de adoecimento por estudantes de graduação da área da saúde | por |
dc.title.alternative | Use of medicinal plants as an alternative to medicalization, in situations of illness, by undergraduate health students | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Terapia Ocupacional | por |
dc.description.resumo | As plantas são importantes componentes da biodiversidade, tanto em florestas quanto
em áreas urbanas, cujo uso pode amenizar ou curar sintomas de doenças, sendo essa
aplicabilidade uma das formas mais antigas de prática medicinal da humanidade.
Porém, devido ao grande consumo e à facilidade de acesso a determinados
medicamentos, o uso de medicamentos sem prescrição médica se torna cada vez
mais banal. Sendo, inclusive, impulsionado pelas constantes propagandas em mídias
sociais que, aliadas ao fácil acesso em farmácias, estimulam o uso indiscriminado de
medicamentos. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde vem fomentando o uso
de medicinas tradicionais, compreendendo práticas e conhecimentos que incorporam
medicinas baseadas em plantas para a manutenção do bem-estar, tratamento,
diagnóstico e prevenção de doenças. Dessa maneira, esta pesquisa buscou
compreender o estado do conhecimento de acadêmicos de cursos da área de saúde,
da Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de avaliar o conhecimento
desses estudantes sobre o uso de plantas medicinais como alternativa à
medicalização em situações de adoecimento. Trata-se, portanto, de uma pesquisa
descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Para a coleta de informações,
realizou-se entrevistas semiestruturadas com os discentes. Os resultados mostram
que a maioria dos alunos utiliza plantas medicinais, obtendo o conhecimento sobre
suas aplicabilidades principalmente através de familiares. Percebe-se, ainda, que as
plantas mais utilizadas são: camomila, boldo, cidreira, alecrim, marcela, erva-doce,
limão e guaco, sendo consumidas a partir de chás e em situações de adoecimento.
Além disso, evidenciou-se que os cursos da área da saúde não abordam a presente
temática – que é considerada muito importante para os discentes – em disciplinas
obrigatórias. Os estudantes alegam que o estudo da medicina tradicional, no ambiente
acadêmico, contribuiria, de forma benéfica, para a futura prática profissional, assim
como influenciaria diretamente o uso individual de plantas medicinais. Nesse contexto,
a produção de um material bibliográfico, em formato de cartilha, que apresente as
principais espécies de plantas medicinais e os seus usos aplicados, pode auxiliar os
estudantes em situações de adoecimento, sendo essa uma alternativa à
automedicação e uma maneira de divulgar tais conhecimentos populares. Assim
sendo, espera-se que essa pesquisa contribua para discussões e reflexões,
elucidando possíveis lacunas de conhecimento e fomentando novas pesquisas acerca
do assunto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |