Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerrer, Ana Luiza
dc.creatorFerrarese, Giulha Deon
dc.date.accessioned2023-04-06T17:27:50Z
dc.date.available2023-04-06T17:27:50Z
dc.date.issued2023-02-08
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28582
dc.description.abstractPlants are important components of biodiversity, both in forests and in urban areas, whose use can soften or cure disease symptoms, and this applicability is one of the oldest forms of medicinal practice in humanity. However, due to the great consumption and ease of access to certain medications, the use of medicines without medical prescription becomes increasingly banal. Being driven by constant advertisements on social media and allied to easy access in pharmacies, stimulating the indiscriminate use of medicines. Therefore, the World Health Organization has been promoting the use of traditional medicines, comprising practices and knowledge that incorporate plant-based medicines for the maintenance of well-being, treatment, diagnosis and prevention of diseases. In view of the above, this research sought to understand the state of knowledge of undergraduate health students at the Federal University of Santa Maria, with the objective of evaluating the knowledge of higher education students about the use of medicinal plants as an alternative to medicalization in situations of illness. This is a descriptive and exploratory research, with a qualitative approach. To collect information, semi-structured interviews were conducted with the students. The results show that most students use medicinal plants, obtaining knowledge about their applicability mainly with family members. It is noticed that the most used plants are chamomile, billet, lemon balm, rosemary, marcela, fennel, lemon and guaco, being consumed from teas in situations of lives linked to illness. In addition, it was evidenced that the courses do not address the theme in compulsory subjects, which is considered very important for students. They claim that the study of traditional medicine would contribute beneficially to their future professional practice, in the same way directly influences their individual use of medicinal plants. In this context, the production of a bibliographic material, in booklet format that presents the main species of medicinal plants and their applied uses, can help students in a situation of illness, which is an alternative to self-medication. It is expected that this research will contribute to discussions and reflections, elucidating possible gaps of knowledge, fostering new research on the subject. Keywords: Well-being. Traditional Knowledge. Public health.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectConhecimento Tradicionalpor
dc.subjectSaúde Públicapor
dc.subjectWell-beingeng
dc.subjectTraditional Knowledgeeng
dc.subjectPublic healtheng
dc.titleUso de plantas medicinais como alternativa à medicalização em situações de adoecimento por estudantes de graduação da área da saúdepor
dc.title.alternativeUse of medicinal plants as an alternative to medicalization, in situations of illness, by undergraduate health studentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationTerapia Ocupacionalpor
dc.description.resumoAs plantas são importantes componentes da biodiversidade, tanto em florestas quanto em áreas urbanas, cujo uso pode amenizar ou curar sintomas de doenças, sendo essa aplicabilidade uma das formas mais antigas de prática medicinal da humanidade. Porém, devido ao grande consumo e à facilidade de acesso a determinados medicamentos, o uso de medicamentos sem prescrição médica se torna cada vez mais banal. Sendo, inclusive, impulsionado pelas constantes propagandas em mídias sociais que, aliadas ao fácil acesso em farmácias, estimulam o uso indiscriminado de medicamentos. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde vem fomentando o uso de medicinas tradicionais, compreendendo práticas e conhecimentos que incorporam medicinas baseadas em plantas para a manutenção do bem-estar, tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças. Dessa maneira, esta pesquisa buscou compreender o estado do conhecimento de acadêmicos de cursos da área de saúde, da Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de avaliar o conhecimento desses estudantes sobre o uso de plantas medicinais como alternativa à medicalização em situações de adoecimento. Trata-se, portanto, de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Para a coleta de informações, realizou-se entrevistas semiestruturadas com os discentes. Os resultados mostram que a maioria dos alunos utiliza plantas medicinais, obtendo o conhecimento sobre suas aplicabilidades principalmente através de familiares. Percebe-se, ainda, que as plantas mais utilizadas são: camomila, boldo, cidreira, alecrim, marcela, erva-doce, limão e guaco, sendo consumidas a partir de chás e em situações de adoecimento. Além disso, evidenciou-se que os cursos da área da saúde não abordam a presente temática – que é considerada muito importante para os discentes – em disciplinas obrigatórias. Os estudantes alegam que o estudo da medicina tradicional, no ambiente acadêmico, contribuiria, de forma benéfica, para a futura prática profissional, assim como influenciaria diretamente o uso individual de plantas medicinais. Nesse contexto, a produção de um material bibliográfico, em formato de cartilha, que apresente as principais espécies de plantas medicinais e os seus usos aplicados, pode auxiliar os estudantes em situações de adoecimento, sendo essa uma alternativa à automedicação e uma maneira de divulgar tais conhecimentos populares. Assim sendo, espera-se que essa pesquisa contribua para discussões e reflexões, elucidando possíveis lacunas de conhecimento e fomentando novas pesquisas acerca do assunto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples