Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNoguera, Jorge Orlando Cuéllar
dc.creatorMüller, Andréia Grais
dc.date.accessioned2023-04-11T14:38:22Z
dc.date.available2023-04-11T14:38:22Z
dc.date.issued2005-06-17
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28612
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe present work was developed in the Nucleus of Infantile Education Ipê - Yellow, of Santa Maria's Federal University, during the second semester of 2001, in the group of pré I, involving a total of 12 children, with age among 04 to 06 years. The Environmental Education was developed through a pedagogic planning that involved three moments: (1) Drawings: perception environmental initial of the students the about of the atmosphere; (2) Activities of Sensorial Stimulation (vision, touch, audition, sense of smell and palate) through a methodology ludzyka (games, buffet of flavors, counted histories, theater of puppets, videos, situations problems through the presentation of engravings, observation of the reality, ecological walk for the Campus of UFSM among other) so that they made a reading it half criticizes of your and of the relationships that establish to this; (3) Collages: the students' perception environmental end on the proposed theme. The general objective of this work is give oportunite to the preschool child, through the sensorial stimulation, environmental existences related to your daily one. This research received a qualitative approach and as evaluation form, it was accomplished the observation of the process and analysis of the infantile representations. It is ended that this experience contributed for the development infantile, environmental and for exercise of the citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectInfantile educationeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.titleBrincando com a educação ambiental através dos sentidos: uma vivência na pré-escolapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO presente trabalho desenvolveu-se no Núcleo de Educação Infantil Ipê - Amarelo, da Universidade Federal de Santa Maria, durante o segundo semestre de 2001, na turma de pré I, envolvendo um total de 12 crianças, com idade entre 04 a 06 anos. A Educação Ambiental foi desenvolvida através de um planejamento pedagógico que envolveu três momentos: (1) Desenhos: percepção ambiental inicial dos alunos a cerca do ambiente; (2) Atividades de Estimulação Sensorial (visão, tato, audição, olfato e paladar) através de uma metodologia lúdica (brincadeiras, buffet de sabores, histórias contadas, teatro de fantoches, vídeos, situações problemas através da apresentação de gravuras, observação da realidade, passeio ecológico pelo Campus da UFSM entre outras) para que elas fizessem uma leitura critica do seu meio e das relações que estabelecem para com este; (3) Colagens: percepção ambiental final dos alunos sobre o tema proposto. O objetivo geral deste trabalho é oportunizar a criança pré-escolar, através da estimulação sensorial, vivências ambientais relacionada ao seu cotidiano. Esta pesquisa recebeu uma abordagem qualitativa e como forma de avaliação, foi realizada a observação do processo e análise das representações infantis. Conclui-se que esta experiência contribuiu para o desenvolvimento infantil, ambiental e para exercício da cidadania.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto