dc.contributor.advisor | Canfield, Marta de Salles | |
dc.creator | Marques, Adriane dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T15:14:54Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T15:14:54Z | |
dc.date.issued | 2005-12-19 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28614 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This research shows as if it gave the relationship between the CEFD/UFSM and the state and
municipal Schools of Saint Maria, evidencing the developed periods of training, in order to
understand if this relationship had some influence in the removal of the professors of the
Schools in relation to the participation in research. Initially they had been arisen given
historical on the periods of training developed in the different resumes. In the period of
training developed from 1970 it had the insertion of trainees in the School (characterized as
APPROACH), which had the professors of the CEFD as orienting, not having a bigger
envolvement of the professors of the School. Already, in the period of training developed
from 1986, the trainees had started to be under responsibility of the professors of the School,
reflecting an increase in the participation of these professors. However, with the opening of
other fields of period of training it had a quantitative reduction of trainees in the School
(period of REMOVAL). In the period of training that is for being developed in 2007, it will
have a quantitative increase of the trainees in the School (Re-approach), even so not if it has
still defined with who will be the orientation of this trainee. With the analysis made in
elapsing of this monograph, it was arrived conclusion of that exactly with the insertion of the
academics in the School it did not have the approach between the institutions. This removal
can reflect, among others things, problems in relation to the approach and the treatment of the
CEFD with the reality of the schools and, the unreliability of the professors of the school in
relation to its proper knowledge, providing the fear to be considered. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Estágio | por |
dc.subject | Relacionamento universidade/escola | por |
dc.subject | Resume | eng |
dc.subject | Period of training | eng |
dc.subject | University/school relationship | eng |
dc.title | A relação CEFD/escola a partir das propostas de estágio desenvolvidas nos diferentes currículos | por |
dc.title.alternative | Relation CEFD/escola from the developed proposals of period of training in the different resumes | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa mostra como se deu o relacionamento entre o CEFD/UFSM e as Escolas
estaduais e municipais de Santa Maria, focando os estágios desenvolvidos, a fim de
compreender se esse relacionamento teve alguma influência no afastamento dos professores
das Escolas em relação à participação em pesquisas. Inicialmente levantaram-se dados
históricos sobre os estágios desenvolvidos nos diferentes currículos. No estágio desenvolvido
a partir de 1970 houve a inserção de estagiários na Escola (caracterizado como
APROXIMAÇÃO), os quais tinham os professores do CEFD como orientadores, não
havendo um maior envolvimento dos professores da Escola. Já, no estágio desenvolvido a
partir de 1986, os estagiários passaram a ficar sob responsabilidade dos professores da Escola,
refletindo um aumento na participação desses professores. Porém, com a abertura de outros
campos de estágio houve uma diminuição quantitativa de estagiários na Escola (período de
AFASTAMENTO). No estágio que está para ser desenvolvido em 2007, haverá um aumento
quantitativo dos estagiários na Escola (RE-APROXIMAÇÃO), embora não se tenha ainda
definido com quem ficará a orientação desse estagiário. Com a análise feita no decorrer dessa
monografia, chegou-se a conclusão de que mesmo com a inserção dos acadêmicos na Escola
não houve a aproximação entre as instituições. Esse afastamento pode refletir, entre outras
coisas, problemas em relação à aproximação e o trato do CEFD com a realidade das escolas e,
a insegurança dos professores da escola em relação aos seus próprios conhecimentos,
proporcionando o medo de serem julgados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |