Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCanfield, Marta de Salles
dc.creatorMarques, Adriane dos Santos
dc.date.accessioned2023-04-11T15:14:54Z
dc.date.available2023-04-11T15:14:54Z
dc.date.issued2005-12-19
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28614
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis research shows as if it gave the relationship between the CEFD/UFSM and the state and municipal Schools of Saint Maria, evidencing the developed periods of training, in order to understand if this relationship had some influence in the removal of the professors of the Schools in relation to the participation in research. Initially they had been arisen given historical on the periods of training developed in the different resumes. In the period of training developed from 1970 it had the insertion of trainees in the School (characterized as APPROACH), which had the professors of the CEFD as orienting, not having a bigger envolvement of the professors of the School. Already, in the period of training developed from 1986, the trainees had started to be under responsibility of the professors of the School, reflecting an increase in the participation of these professors. However, with the opening of other fields of period of training it had a quantitative reduction of trainees in the School (period of REMOVAL). In the period of training that is for being developed in 2007, it will have a quantitative increase of the trainees in the School (Re-approach), even so not if it has still defined with who will be the orientation of this trainee. With the analysis made in elapsing of this monograph, it was arrived conclusion of that exactly with the insertion of the academics in the School it did not have the approach between the institutions. This removal can reflect, among others things, problems in relation to the approach and the treatment of the CEFD with the reality of the schools and, the unreliability of the professors of the school in relation to its proper knowledge, providing the fear to be considered.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectRelacionamento universidade/escolapor
dc.subjectResumeeng
dc.subjectPeriod of trainingeng
dc.subjectUniversity/school relationshipeng
dc.titleA relação CEFD/escola a partir das propostas de estágio desenvolvidas nos diferentes currículospor
dc.title.alternativeRelation CEFD/escola from the developed proposals of period of training in the different resumeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoEssa pesquisa mostra como se deu o relacionamento entre o CEFD/UFSM e as Escolas estaduais e municipais de Santa Maria, focando os estágios desenvolvidos, a fim de compreender se esse relacionamento teve alguma influência no afastamento dos professores das Escolas em relação à participação em pesquisas. Inicialmente levantaram-se dados históricos sobre os estágios desenvolvidos nos diferentes currículos. No estágio desenvolvido a partir de 1970 houve a inserção de estagiários na Escola (caracterizado como APROXIMAÇÃO), os quais tinham os professores do CEFD como orientadores, não havendo um maior envolvimento dos professores da Escola. Já, no estágio desenvolvido a partir de 1986, os estagiários passaram a ficar sob responsabilidade dos professores da Escola, refletindo um aumento na participação desses professores. Porém, com a abertura de outros campos de estágio houve uma diminuição quantitativa de estagiários na Escola (período de AFASTAMENTO). No estágio que está para ser desenvolvido em 2007, haverá um aumento quantitativo dos estagiários na Escola (RE-APROXIMAÇÃO), embora não se tenha ainda definido com quem ficará a orientação desse estagiário. Com a análise feita no decorrer dessa monografia, chegou-se a conclusão de que mesmo com a inserção dos acadêmicos na Escola não houve a aproximação entre as instituições. Esse afastamento pode refletir, entre outras coisas, problemas em relação à aproximação e o trato do CEFD com a realidade das escolas e, a insegurança dos professores da escola em relação aos seus próprios conhecimentos, proporcionando o medo de serem julgados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto