Perspectivas sobre a eficiência da formação continuada de professores de escolas multisseriadas rurais
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Data
2023-03-24Primeiro membro da banca
Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Segundo membro da banca
Leão, Débora Ortiz de
Terceiro membro da banca
Dias, Evandro Dotto
Quarto membro da banca
Chansis, Loiva Isabel Marques
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa de tese, vinculada à Linha de Pesquisa: LP 1 – Formação, Saberes, e
Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação, emerge da
necessidade de se haver um estudo que possa vislumbrar se as ações e/ou políticas públicas
voltadas à formação continuada de professores estão adequadas ao contexto das escolas
multisseriadas rurais, haja vista a carência de estudos ligados ao tema na literatura e a
importância de a sociedade saber se ações promovidas pelo poder público geram, ou não,
desperdício de recursos destinados ao segmento da educação básica, além contribuir com
subsídios para tomadas de decisão governamental nesse espectro. Por isso, a pesquisa tem
como objetivo geral analisar e compreender se a formação continuada docente possui
eficiência em escolas multisseriadas rurais pertencentes às redes de ensino municipal e
estadual, localizadas na região central do Rio Grande do Sul, no sentido de adequação ao
contexto vivido pelos professores. A escolha da região central para a realização do estudo
ocorreu em função da amplitude de sua área de abrangência que somada ao fechamento de
diversas escolas rurais nessa região ao longo dos últimos anos podem contribuir para uma
compreensão de diversos fenômenos ligados ao tema e assim permitir um avanço científico ao
campo da Educação. Para a realização da pesquisa, foi adotada a abordagem qualiquantitativa,
de caráter descritivo e exploratório na forma de estudo de caso, com a realização de pesquisa
de campo baseada na percepção dos diretores das escolas avaliadas, através da análise de
dados pelas perspectivas técnica e política. Os resultados encontrados na perspectiva técnica
apontam para eficiência parcial na maioria das dimensões analisadas, com destaque para a
dimensão Inovações, a qual alcançou eficiência plena em todas as redes de ensino
pesquisadas. Já na perspectiva política, os resultados indicam que todas as redes públicas
estudadas alcançaram nível de eficiência parcial, onde nenhuma rede de ensino incorreu em
ineficiência quanto à política de formação permanente voltada a professores de escolas
multisseriadas rurais. Contudo, tanto a perspectiva técnica quanto a política sinalizam para a
necessidade de avanços em alguns pontos chaves ligados à formação continuada docente,
tanto em espectro de macroatuação, nas dimensões de eficiência, quanto em microatuação,
nas redes públicas pesquisadas.
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