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dc.contributor.advisorFerreira, Laura Senna
dc.creatorGelatti, Rafael Degrandi
dc.date.accessioned2023-04-24T11:42:23Z
dc.date.available2023-04-24T11:42:23Z
dc.date.issued2023-02-03
dc.date.submitted2023-02-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28782
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de curso (graduação) -Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2023por
dc.description.abstractPrivate investments in education have increased in the last decades. The educational market is profitable and competitive, especially in the challenging conjuncture brought by the Covid-19 pandemic. In these circumstances, adopting neoliberal paradigms of management seems to be a strategy adopted by some schools, broadly impacting teachers’ performance in basic education. This paper aims to understand to which extent the typical neoliberal procedures adopted by these institutions impact the teaching work performed there. To that end, this study conducted semi-structured interviews with working teachers from private schools in Santa Maria - RS. The results suggest overworked professionals, notably during distance learning. Likewise, they accentuate the expanding process of neoliberal subjectification, which, in a way, normalizes, despite criticism, the intensification of working hours. The instability of labor relations, the amplification and exacerbation of working hours, along with family and school management demands, have all contributed to the increased impersonalization of teachers’ work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação privadapor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectPrecarização do trabalhopor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectPrivate educationeng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subjectPrecarization of workeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleEducação e neoliberalismo: a precarização do trabalho docente em escolas privadas de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeEducation and neoliberalism: the precarization of teaching work in private schools of Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoOs investimentos privados na educação têm se ampliado nas últimas décadas. Trata-se de um mercado rentável e competitivo, sobretudo no cenário crítico trazido pela pandemia da Covid-19. Neste sentido, a adoção dos paradigmas neoliberais de gestão por parte das escolas se mostra uma estratégia com fortes impactos na atuação dos professores e professoras da educação básica. O presente estudo tem por objetivo compreender em que medida as iniciativas tipicamente neoliberais adotadas por estas instituições se refletem no trabalho docente dentro delas. Para tanto, o presente estudo realizou entrevistas semiestruturadas com professores(as) que atuam em escolas privadas na cidade de Santa Maria - RS. Os resultados obtidos apontam para a sobrecarga laboral da classe docente, especialmente durante o ensino remoto. Igualmente, destaca-se o processo de subjetivação neoliberal que tem se ampliado junto à categoria, produzindo, apesar das críticas, uma certa naturalização da intensificação da jornada de trabalho. A instabilidade dos vínculos contratuais, a ampliação e a intensificação da jornada laboral, junto às demandas das famílias e da gestão escolar tem contribuído para a crescente mecanização do trabalho dos(as) professores(as). Palavraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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