dc.contributor.advisor | Ferreira, Laura Senna | |
dc.creator | Gelatti, Rafael Degrandi | |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T11:42:23Z | |
dc.date.available | 2023-04-24T11:42:23Z | |
dc.date.issued | 2023-02-03 | |
dc.date.submitted | 2023-02-03 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28782 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de curso (graduação) -Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2023 | por |
dc.description.abstract | Private investments in education have increased in the last decades. The educational market is
profitable and competitive, especially in the challenging conjuncture brought by the Covid-19
pandemic. In these circumstances, adopting neoliberal paradigms of management seems to be
a strategy adopted by some schools, broadly impacting teachers’ performance in basic
education. This paper aims to understand to which extent the typical neoliberal procedures
adopted by these institutions impact the teaching work performed there. To that end, this
study conducted semi-structured interviews with working teachers from private schools in
Santa Maria - RS. The results suggest overworked professionals, notably during distance
learning. Likewise, they accentuate the expanding process of neoliberal subjectification,
which, in a way, normalizes, despite criticism, the intensification of working hours. The
instability of labor relations, the amplification and exacerbation of working hours, along with
family and school management demands, have all contributed to the increased
impersonalization of teachers’ work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação privada | por |
dc.subject | Neoliberalismo | por |
dc.subject | Precarização do trabalho | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Private education | eng |
dc.subject | Neoliberalism | eng |
dc.subject | Precarization of work | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.title | Educação e neoliberalismo: a precarização do trabalho docente em escolas privadas de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Education and neoliberalism: the precarization of teaching work in private schools of Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | Os investimentos privados na educação têm se ampliado nas últimas décadas. Trata-se de um
mercado rentável e competitivo, sobretudo no cenário crítico trazido pela pandemia da
Covid-19. Neste sentido, a adoção dos paradigmas neoliberais de gestão por parte das escolas
se mostra uma estratégia com fortes impactos na atuação dos professores e professoras da
educação básica. O presente estudo tem por objetivo compreender em que medida as
iniciativas tipicamente neoliberais adotadas por estas instituições se refletem no trabalho
docente dentro delas. Para tanto, o presente estudo realizou entrevistas semiestruturadas com
professores(as) que atuam em escolas privadas na cidade de Santa Maria - RS. Os resultados
obtidos apontam para a sobrecarga laboral da classe docente, especialmente durante o ensino
remoto. Igualmente, destaca-se o processo de subjetivação neoliberal que tem se ampliado
junto à categoria, produzindo, apesar das críticas, uma certa naturalização da intensificação da
jornada de trabalho. A instabilidade dos vínculos contratuais, a ampliação e a intensificação
da jornada laboral, junto às demandas das famílias e da gestão escolar tem contribuído para a
crescente mecanização do trabalho dos(as) professores(as).
Palavras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |