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dc.contributor.advisorSandalowski, Mari Cleise
dc.creatorCosta, Rogéria Tavares da
dc.date.accessioned2023-04-24T11:43:38Z
dc.date.available2023-04-24T11:43:38Z
dc.date.issued2022-01-30
dc.date.submitted2022-01-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28786
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis exploratory research has the general objective of identifying the implications of the coronavirus pandemic regarding the absence/permanence of students from public and private schools in the city of Santa Maria in the post-pandemic period. One of the specific objectives of the research is to identify how much the coronavirus pandemic interfered with the stay of boys and girls, taking into account the following categories; social class, race/color and gender, that is, intersectionality is a relevant factor for the present research whose research problem is the following question: do young students from Santa Maria have gender and color during the pandemic? For this purpose, a cut was made between the years 2019 and 2022 with the intention of observing the enrollment of students in the aforementioned period and from the data collection, identifying the profile of the student community that remains or is excluded from the school space, taking into account income, color/race and gender.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectevasãopor
dc.subjectensino médiopor
dc.subjectinterseccionalidadepor
dc.subjectraça/corpor
dc.subjectgêneropor
dc.subjectdesigualdadespor
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectIntersectionalityeng
dc.subjectRace/coloreng
dc.subjectGendereng
dc.subjectInequalitiespor
dc.titlePós-pandemia e evasão escolar: um estudo sobre ausência/permanência dos estudantes das escolas públicas e privadas do ensino médio da cidade de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativePost-pandem and school dropout: a study on the absence/permanence of students in public and private high school in the city of Santa Maria Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoEsta pesquisa de caráter exploratório tem como objetivo geral identificar as implicações da pandemia do coronavírus quanto à ausência/ permanência de estudantes das escolas públicas e privadas da cidade de Santa Maria no período pós- pandêmico. Um dos objetivos específicos da pesquisa é identificar o quanto a pandemia do coronavírus interferiu na permanência de meninos e menina no ensino médio levando em consideração as seguintes categorias: classe social, raça/cor e gênero, ou seja, a interseccionalidade é um fator relevante para a presente pesquisa que tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: no período pós- pandêmicos jovens estudantes de Santa Maria têm classe, gênero e raça/cor? Para tanto se fez recorte entre os anos de 2019 e 2022 com a intenção de observar as matrículas dos estudantes do período citado e a partir do levantamento dos dados identificar o perfil da comunidade estudantil que permanece ou se está excluída do espaço escolar, levando em consideração renda, cor/raça e gênero.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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