dc.contributor.advisor | Corazza, Sara Teresinha | |
dc.creator | Rodrigues, Fernanda de Abreu | |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T15:27:14Z | |
dc.date.available | 2023-04-25T15:27:14Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28806 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2006. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Equilíbrio | por |
dc.subject | Capacidade motora | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.title | Equilíbrio em crianças de 10 a 12 anos das escolas municipais de Santa Maria | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi avaliar o equilíbrio estático e dinâmico de crianças entre 10 e 12 anos de ambos os gêneros das escolas municipais de Santa Maria. A partir da população, utilizando a amostragem por estratificação, chegou-se a 415 crianças. O equilíbrio dos participantes foi avaliado através do sub-teste de equilíbrio do “Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency”- versão 1978. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas descritivas, testes de diferenças entre os grupos, por meio do teste de Kruskall-Wallis e o teste de correlação de Pearson. Os alunos tiveram um desempenho satisfatório com suas idades de desenvolvimento nos teste de equilíbrio estático e dinâmico, porém, quando realizada a comparação entre os gêneros, entre zonas da cidade e entre idades, não encontrou-se diferença estatisticamente significativa (p=0,05). Quando verificada a relação entre essas duas variáveis, equilíbrio estático e dinâmico, percebeu-se também que não havia uma correlação significativa entre os valores do equilíbrio estático e dinâmico (p=0,003). De forma geral, ao avaliar essa amostra identificou-se que os alunos das escolas municipais estão vivenciando atividades com ênfase na capacidade motora equilíbrio e que essa capacidade é de fundamental importância para o desenvolvimento das habilidades motoras e tarefas do dia a dia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |