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dc.contributor.advisorCorazza, Sara Teresinha
dc.creatorRodrigues, Fernanda de Abreu
dc.date.accessioned2023-04-25T15:27:14Z
dc.date.available2023-04-25T15:27:14Z
dc.date.issued2006
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28806
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2006.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEquilíbriopor
dc.subjectCapacidade motorapor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleEquilíbrio em crianças de 10 a 12 anos das escolas municipais de Santa Mariapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAtividade Física, Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi avaliar o equilíbrio estático e dinâmico de crianças entre 10 e 12 anos de ambos os gêneros das escolas municipais de Santa Maria. A partir da população, utilizando a amostragem por estratificação, chegou-se a 415 crianças. O equilíbrio dos participantes foi avaliado através do sub-teste de equilíbrio do “Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency”- versão 1978. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas descritivas, testes de diferenças entre os grupos, por meio do teste de Kruskall-Wallis e o teste de correlação de Pearson. Os alunos tiveram um desempenho satisfatório com suas idades de desenvolvimento nos teste de equilíbrio estático e dinâmico, porém, quando realizada a comparação entre os gêneros, entre zonas da cidade e entre idades, não encontrou-se diferença estatisticamente significativa (p=0,05). Quando verificada a relação entre essas duas variáveis, equilíbrio estático e dinâmico, percebeu-se também que não havia uma correlação significativa entre os valores do equilíbrio estático e dinâmico (p=0,003). De forma geral, ao avaliar essa amostra identificou-se que os alunos das escolas municipais estão vivenciando atividades com ênfase na capacidade motora equilíbrio e que essa capacidade é de fundamental importância para o desenvolvimento das habilidades motoras e tarefas do dia a dia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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