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dc.contributor.advisorPeruzzolo, Dani Laura
dc.creatorMelo, Thais Cristina Santos
dc.creatorRosa, Rosana Strauss da
dc.date.accessioned2023-04-25T16:16:05Z
dc.date.available2023-04-25T16:16:05Z
dc.date.issued2021-09-10
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28812
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGrupo Psicoeducativopor
dc.subjectMães sociaispor
dc.subjectCuidadorpor
dc.subjectInstituição de Acolhimento Infantilpor
dc.subjectFormação Acadêmicapor
dc.titlePercepções e desafios na implantação de grupo psicoeducativo: uma experiência com um serviço de acolhimento infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationTerapia Ocupacionalpor
dc.description.resumoO papel das mães sociais dentro do serviço de acolhimento infantil é crucial para o desenvolvimento dos bebês/crianças que estão inseridas neste contexto. Dessa forma os grupos psicoeducativos podem ser um dos caminhos para a manutenção da qualidade deste tipo de assistência e pensando em todo o trabalho realizado por estas mulheres, as quais dedicam o seu tempo a cuidar do outro, ofereceu-se um espaço de abordagem dos temas sobre desenvolvimento infantil e do cuidado com o cuidador para um grupo de mães sociais de uma instituição de acolhimento infantil. Este trabalho é de caráter qualitativo, do tipo relato de experiência, e tem como objetivo descrever o processo de implantação de um grupo psicoeducativo e suas dificuldades decorrentes do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e produzir uma reflexão acerca do processo vivido pelas alunas. Construir e executar ações durante a graduação, coloca o acadêmico como protagonista de seu processo formativo e oferece espaços para experimentar seus recursos pessoais e habilidades enquanto futuros profissionais. Durante a pesquisa verificou-se que a utilização de TICs para a realização das ações influenciaram no desenvolvimento e na qualidade da intervenção. O protagonismo experienciado pelas alunas pesquisadoras proporcionou o aprendizado acerca do manejo de situações imprevisíveis e, sobretudo, identificar os desafios e demandas que atravessam o cotidiano das mães sociais da instituição pesquisada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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