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dc.contributor.advisorFarinatti, Luís Augusto Ebling
dc.contributor.advisorOliveira, Franciele Rocha de
dc.creatorMedeiros, Alícia Quinhones
dc.date.accessioned2023-04-26T11:34:24Z
dc.date.available2023-04-26T11:34:24Z
dc.date.issued2021-02-02
dc.date.submitted2021-02-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28821
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)por
dc.description.abstractThis research aims to reflect on the social and racial profile of the students present in the educational space of the Escola Elementar Olavo Bilac, located in the city of Santa Maria/RS, during the years of 1937 and 1938. The analysis of the student’s profiles is based upon a quantitative and serial survey of about 1,300 school enrollments, safeguarded in the Acervo Histórico do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, alongside the analysis of photographs, oral interviews and other sources. Beginning with a creation of a database of this enrollments and its presentation, it was possible to perceive the presence of students classified in the document as white, mixed and black, as well average age, their different arrangements and family structures, and to identifying the professional occupations of their guardians. In addition, we reconstructed the trajectory of one of these students and her family, between slavery and freedom, to her experience as a teacher, formed by the same institution. The research falls within the field of post-Abolition studies, which provided a point in discussions about the presence, performance and resistance of black population in brazilian society after the Abolition of slavery, while also discussing its participation in the History of Education. Therefore, we can see agências negras that the racialization of the educational environment is still overlooked by the historiography of Rio Grande do Sul.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProtagonismo negropor
dc.subjectPós-Aboliçãopor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectSanta Mariapor
dc.subjectBlack protagonismeng
dc.subjectPost-Abolition in Brazileng
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectSanta Mariapor
dc.title“Brancos, mixtos e pretos”: o perfil social e racial do alunado da escola elementar Olavo Bilac na década de 1930, em Santa Maria/RSpor
dc.title.alternative“White, mixed and black”: the social and racial profile of the students of the elementary School Olavo Bilac in the decad of 1930, in the City of Santa Maria/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationHistória Licenciaturapor
dc.description.resumoEsta pesquisa busca refletir sobre o perfil social e racial do alunado presente no espaço educacional da Escola Elementar Olavo Bilac, localizado em Santa Maria/RS, nos anos de 1937 e 1938. A construção da análise sobre os perfis dos (as) estudantes se deu através do levantamento quantitativo e serial de cerca de 1.300 matrículas escolares, salvaguardadas no Acervo Histórico do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, a análise de fotografias, uso de entrevistas orais, entre outras fontes. A partir da criação de um banco de dados e apresentação da amostragem quantificada das matrículas, podemos perceber a presença de alunas e alunos classificados no documento como de cor branca, mixta e preta, assim como a média de idade destes, seus diferentes arranjos e núcleos familiares, e identificar as ocupações profissionais desempenhadas por seus responsáveis. Além disso, reconstruímos a trajetória de uma destas alunas e de sua família, entre a escravidão e a liberdade, até a sua experiência como professora, formada pela mesma instituição. A pesquisa se insere no campo de estudos do pós-Abolição, o qual proporcionou uma guinada nas discussões sobre a presença, a atuação e as resistências de negros e negras na sociedade brasileira, após a Abolição da escravidão, em diálogo, também, com a História da Educação. Com isso, podemos perceber as agências negras no ambiente educacional ainda pouco racializado pela historiografia sul-rio-grandense.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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