Ensino-aprendizagem dos jogos esportivos coletivos: estabelecendo relações entre lógica interna e métodos de ensino
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Data
2023-02-27Primeiro membro da banca
Marques Filho, Cesar Vieira
Segundo membro da banca
Laporta, Lorenzo Iop
Metadata
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Os Jogos Esportivos Coletivos caracterizam-se como práticas motrizes de cooperação e
oposição. Essas modalidades possuem grande popularidade, sendo regularmente praticadas
nos diversos contextos as quais estão inseridas. No campo da Educação Física, existe uma
predominância desse grupo de esportes em relação aos outros, o que reflete a necessidade
de serem desenvolvidos de uma maneira adequada à sua lógica interna. Entretanto, ainda é
possível encontrar com frequência, essas práticas motrizes sendo desenvolvidas por modelos
tradicionais que já não oferecem mais o suporte necessário para conduzir o ensino desses
esportes em acordo com sua dinâmica de funcionamento. Desse modo, a literatura vem
aumentando sua produção no que se refere a essa temática, e assim, discutindo sobre o
processo de ensino-aprendizagem dos JECs e como se pode atingir melhorias considerando
suas características específicas em comparação a outros esportes. A partir disso, o estudo
aborda uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, propostas que almejam contribuir
com o ensino esportivo no papel de ultrapassar formas de ensinar baseadas
predominantemente na repetição de gestos técnicos sem considerar a lógica de
funcionamento dessas práticas. Por isso, enfatiza-se que o ensino dos JECs deve ser
orientado pela lógica interna que o grupo apresenta, assim como levar em conta a lógica
específica de cada modalidade. O estudo também expõe a questão metodológica, frisando a
importância do uso de métodos, os quais sejam próprios para trabalhar com esses esportes,
uma vez que precisam compreender em sua estrutura as normas e propriedades dos JECs,
o que torna importante essa recorrente discussão sobre a escolha de propostas
metodológicas compatíveis a determinadas características. Assim, essa dissertação buscar
evidenciar pontos em comum entre a lógica interna dos JECs e métodos de ensino que
contemplem a dinâmica do jogo em sua totalidade. Nesse sentido, a presente pesquisa
apresenta o seguinte problema: Como estabelecer a relação da lógica interna com métodos
de ensino dos jogos esportivos coletivos? Para obter tal resposta, o estudo disseca
conhecimentos científicos com o intuito de estabelecer essas relações, sendo que para a
lógica interna, frisa-se a Praxiologia Motriz, teoria de jogos e esportes que se ocupa em
analisar a lógica interna dos mesmos, dispondo de ferramentas que dão subsídios teóricos
para a compreensão de práticas como os JECs. No que diz respeito aos métodos de ensino,
salienta-se o Situacional e os Jogos Condicionais, modelos que fazem parte das novas
tendências que buscam superar as propostas que desconsideram os elementos táticos, por
exemplo. Através dessas fundamentações teóricas e da proximidade na concepção sobre os
JECs, foram estabelecidas relações com um caráter propositivo no que concerne a contribuir
para a literatura da área e fornecer amparo teórico para organizar o trabalho na prática. Por
fim, mostra-se que a articulação entre a lógica interna, pautada por uma teoria de análise de
esportes, com métodos de ensino que a consideram, promove o ensino dos JECs de acordo
com suas especificidades, demostrando que propostas complementares com bom
embasamento são possíveis de auxiliar o trabalho de professores e treinadores nos espaços
de aprendizagem.
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