dc.contributor.advisor | Melo, Regina Maria | |
dc.creator | Silveira, Elisiane Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T15:18:22Z | |
dc.date.available | 2023-05-03T15:18:22Z | |
dc.date.issued | 2005-03-15 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28922 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The study and research referring to the proposed theme, I
accomplished in the year of 2004 being constituted of a bibligraphical
research, based in the authors’ literature as Piaget (1998), Vygotsky
(1989), Dinello (1989 and 2004), among others that defend the importance
of the ludic for the children’s development, looking for an deepment of the
theories concerning the subject, which gave consistency to several
positionings, opinions and registered arguments, the ludic is a facilitative
middle and attractivencess in the search of a more significant learningand
to the cognitive, affective, physical and social development. The intent of
this work is to do with that analyze the participation of each one of the
school community in what ir refers to games, funs, toys and the own to
play, and yours not contemplation pf informations and existences
regarding the importance and use of the ludicity for the infantile
development. I make an analysis on the child, the play, the all is important,
as well as to develop the abilities in the child for the ludic the movements
of the body when playing. I comment on the funs and as to be creative
when developing them, the fun together in the school with the educator’s
function tends courage of to wander and to correct, also with relationship
to the differences among fun, game, toy and its classifications, functions
and value of the toy. Based on those aspects, we suggested a work in
wich the ludic quality and the happiness are present, through
methodology that contemplates the active creative participation. Starting
from this vision of the ludic in the infantile education, we want to throw the
challenge to the educators, the search of a renewal of the pedagogic praxis for the structure of an education with quality to whole ones. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.title | O papel do lúdico na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The office of ludic in the infantile education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | O estudo e pesquisa, referentes ao tema proposto, realizei no ano
de 2004 constituindo-se de uma pesquisa bibliográfica, embasada na
literatura de autores como Piaget (1998), Vygotsky (1989), Dinello (1989 e
2004), entre outros que defendem a importância do lúdico para o
desenvolvimento das crianças, buscam um aprofundamento das teorias
acerca do assunto, as quais deram consistência a diversos
posicionamentos, opiniões e argumentações registradas, o lúdico é um
meio facilitador e atrativo na busca de uma aprendizagem mais
significativa ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social. O
objetivo deste trabalho é fazer com que se analise a participação de cada
um da comunidade escolar no que se refere a jogos, brincadeiras,
brinquedos e ao próprio brincar, e a sua não contemplação de
informações e vivências a respeito da importância e utilização da
ludicidade para o desenvolvimento infantil. Faço uma análise sobre a
criança, a importância do brincar, bem como a desenvolver as habilidades
para o lúdico, os movimentos do corpo ao brincar. Comento sobre as
brincadeiras, e como ser criativo ao desenvolvê-las, o brincar na escola,
o papel do educador, tendo coragem de errar e corrigir, quanto às
diferenças entre brincadeira, jogo, brinquedo e suas classificações ,
funções e valores. Baseados nesses aspectos, sugiro um trabalho onde a
qualidade lúdica e a alegria estejam presentes, através de uma
metodologia que contemple a participação ativa e criativa. A partir desta
visão do lúdico na educação infantil, quero lançar o desafio aos
educadores e educadoras em busca de uma renovação da práxis
pedagógica para a construção de uma educação com qualidade a todos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |