Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMelo, Regina Maria
dc.creatorSilveira, Elisiane Oliveira
dc.date.accessioned2023-05-03T15:18:22Z
dc.date.available2023-05-03T15:18:22Z
dc.date.issued2005-03-15
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28922
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe study and research referring to the proposed theme, I accomplished in the year of 2004 being constituted of a bibligraphical research, based in the authors’ literature as Piaget (1998), Vygotsky (1989), Dinello (1989 and 2004), among others that defend the importance of the ludic for the children’s development, looking for an deepment of the theories concerning the subject, which gave consistency to several positionings, opinions and registered arguments, the ludic is a facilitative middle and attractivencess in the search of a more significant learningand to the cognitive, affective, physical and social development. The intent of this work is to do with that analyze the participation of each one of the school community in what ir refers to games, funs, toys and the own to play, and yours not contemplation pf informations and existences regarding the importance and use of the ludicity for the infantile development. I make an analysis on the child, the play, the all is important, as well as to develop the abilities in the child for the ludic the movements of the body when playing. I comment on the funs and as to be creative when developing them, the fun together in the school with the educator’s function tends courage of to wander and to correct, also with relationship to the differences among fun, game, toy and its classifications, functions and value of the toy. Based on those aspects, we suggested a work in wich the ludic quality and the happiness are present, through methodology that contemplates the active creative participation. Starting from this vision of the ludic in the infantile education, we want to throw the challenge to the educators, the search of a renewal of the pedagogic praxis for the structure of an education with quality to whole ones.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.titleO papel do lúdico na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe office of ludic in the infantile educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoO estudo e pesquisa, referentes ao tema proposto, realizei no ano de 2004 constituindo-se de uma pesquisa bibliográfica, embasada na literatura de autores como Piaget (1998), Vygotsky (1989), Dinello (1989 e 2004), entre outros que defendem a importância do lúdico para o desenvolvimento das crianças, buscam um aprofundamento das teorias acerca do assunto, as quais deram consistência a diversos posicionamentos, opiniões e argumentações registradas, o lúdico é um meio facilitador e atrativo na busca de uma aprendizagem mais significativa ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social. O objetivo deste trabalho é fazer com que se analise a participação de cada um da comunidade escolar no que se refere a jogos, brincadeiras, brinquedos e ao próprio brincar, e a sua não contemplação de informações e vivências a respeito da importância e utilização da ludicidade para o desenvolvimento infantil. Faço uma análise sobre a criança, a importância do brincar, bem como a desenvolver as habilidades para o lúdico, os movimentos do corpo ao brincar. Comento sobre as brincadeiras, e como ser criativo ao desenvolvê-las, o brincar na escola, o papel do educador, tendo coragem de errar e corrigir, quanto às diferenças entre brincadeira, jogo, brinquedo e suas classificações , funções e valores. Baseados nesses aspectos, sugiro um trabalho onde a qualidade lúdica e a alegria estejam presentes, através de uma metodologia que contemple a participação ativa e criativa. A partir desta visão do lúdico na educação infantil, quero lançar o desafio aos educadores e educadoras em busca de uma renovação da práxis pedagógica para a construção de uma educação com qualidade a todos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto