Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVey, Ivan Henrique
dc.creatorSilva, Valdirene Evangelho
dc.date.accessioned2023-05-04T11:52:45Z
dc.date.available2023-05-04T11:52:45Z
dc.date.issued2007-07
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28947
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Controladoria Empresarial, RS, 2007.por
dc.description.abstractThere is not a rule manual neither a “magic formula” in order that an enterprise can be competitive as well as reach the success and the market sustainability. But one thing seems to be obvious; the enterprises more and more depend on their intellectual capital to achieve their goals and aims. The collaborators are the ones that move the organization as well as create, innovate, change, transform, solve the problems and generate opportunities. In a world where the competition become global, and where the products and the services are more and more similar in terms of price and quality, the difference is the knowledge, the creativity and the power of inventing, creating and generating new opportunities. The main leadership’s challenge is to stimulate the collaborators to contribute with their effort and potentialities to the organizational success as much as possible. This paper does not present a solution, it only brings some concepts and ideas about how to manage, develop, attract and retain the human capital in the organizations as well as to keep the workers motivated, committed, wellsucceeded and happy with what they are doing. Besides that, this paper also aims to focus on the workers rotation in enterprises and to present some techniques and procedures to attract and retain the best professionals in the organizations. The well-succeeded enterprises are the ones that use the human capital as a market competitive advantage, guaranteeing their success, growing and their market sustainability.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCapital intelectualpor
dc.subjectOrganizaçõespor
dc.subjectColaboradorespor
dc.subjectIntellectual capitaleng
dc.subjectOrganizationeng
dc.subjectCollaboratorseng
dc.titleComo atrair e reter os melhores profissionais nas organizaçõespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationControladoria Empresarialpor
dc.description.resumoNão existe um manual de regras ou uma fórmula mágica para que uma empresa seja competitiva, alcance o sucesso e a sustentabilidade no mercado. O certo é que as empresas cada vez dependem mais de seu capital intelectual para atingir suas metas e seus objetivos. São os colaboradores que movem a organização, que criam, que inovam, que mudam, que transformam, que resolvem problemas e geram oportunidades. Em um mundo onde a competitividade tornou-se globalizada e os produtos e serviços estão cada vez mais parecidos em preços e qualidade, a diferença está no conhecimento, na criatividade, no poder de inventar, criar e gerar novas oportunidades. O principal desafio das lideranças é fazer os colaboradores contribuírem o máximo com seus esforços e potencialidades para o sucesso organizacional. Este artigo não é uma panacéia, somente traz alguns conceitos e idéias de como gerir, desenvolver, atrair e reter o capital humano nas organizações, como também, mantê-los motivados, comprometidos, realizados e felizes com o que fazem. Ainda tem por objetivo abordar a rotatividade dos funcionários nas empresas e apresentar algumas técnicas e procedimentos para atrair e reter os melhores profissionais nas organizações. As empresas bem sucedidas são as que fazem de seu capital humano uma vantagem competitiva no mercado, garantindo seu sucesso, seu crescimento e sua sustentabilidade no mercado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Controladoria Empresarial [28]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Controladoria Empresarial

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto