Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntunes, Mara Rubia
dc.creatorRodrigues, Angélica da Silva
dc.date.accessioned2023-05-08T15:06:11Z
dc.date.available2023-05-08T15:06:11Z
dc.date.issued2006-01-19
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29002
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2006.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino da dançapor
dc.subjectTerceira idadepor
dc.titleO ensino da dança em grupos de terceira idade: processos didático-metodológicospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoA partir da vivência com a dança para idosos, onde nos deparávamos com algumas dificuldades e dúvidas sobre os recursos didáticos e metodológicos a serem utilizados, surgiu o interesse pela realização deste estudo, que objetiva identificar e analisar os processos didático-metodológicos utilizados para o ensino da dança em grupos de terceira idade na cidade de Santa Maria/RS. O ensino da dança deve ser um trabalho fundamentado, tornando necessário o estudo de quais recursos didáticos e metodológicos que melhor se adaptam ao trabalho com idosos, de forma que satisfaçam os interesses e necessidades deles e também que permitam alcançar os objetivos traçados. Esta pesquisa justifica-se por acreditarmos que a partir da análise e reflexão sobre o processo didático - metodológico, podemos contribuir para a prática pedagógica dos professores que trabalham a dança para idosos, visto que os resultados deste trabalho serão disponibilizados a eles; e também por acreditarmos que o presente estudo pode apontar algumas sugestões para a metodologia mais adequada a este público alvo, os idosos. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, os sujeitos participantes são professoras formadas em Educação Física que trabalham a dança nos grupos de idosos desta cidade, e como instrumentos para a coleta de dados utilizamos a observação (direta) das aulas e a entrevista (semi-estruturada) com tais professoras. Para melhor entendimento e clareza dos dados, optamos por dividi-los em cinco categorias de análise: estrutura e organização das aulas, variáveis didáticas do professor, construções coreográficas, avaliação das aulas e métodos de ensino da dança. A análise dos dados observados teve como referência básica a matriz teórica, a opinião da investigadora e os próprios dados coletados através dos instrumentos. Como resultados, encontramos alguns dados sobre o processo didático– metodológico como: aulas compostas, basicamente, por aquecimento geral, passos de dança, ensaios e alongamento; o principal objetivo das aulas sendo a integração dos alunos e o desenvolvimento das suas capacidades físicas; a realização da avaliação da aula, mas não de forma sistemática e freqüente; a não utilização métodos específicos para o ensino da dança e foi notório também que durante a montagem coreográfica procurava-se levar em consideração os interesses e as capacidades dos alunos. Assim, acreditamos ter conseguido alcançar o objetivo desta pesquisa, contribuir com a prática pedagógica de forma que os professores possam ter alguma referência sobre os processos didático-metodológicos usados nos grupos de terceira idade e transformando a dança em algo mais que uma simples prática, em algo que transcenda o físico e faça parte da história e da vida dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto