dc.creator | Friedrich, Eduardo Ivan | |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T19:24:44Z | |
dc.date.available | 2023-05-10T19:24:44Z | |
dc.date.issued | 2023-01-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29039 | |
dc.description.abstract | Beach Tennis is a driving practice where each player handles a racket and controls a
ball. In addition, it is practiced on a sand court divided by a net. This modality is
relatively new, having appeared in mid-1987 in Italy and its rules emerged from the
mixture of some driving practices, such as tennis, beach volleyball, badminton, and
racquetball. In Brazil, Beach Tennis arrived in mid-2008 in the state of Rio de Janeiro.
Due to the recent results of Brazilian athletes in international competitions and its easy
gameplay, as well as the fun that the practice provides - even for those who have never
played - and because it is practiced in coastal regions, it quickly expanded and has
been conquering fans throughout Brazil. Whenever a new driving practice is present
in society, countless needs arise, especially that of understanding in the best possible
way how this sport works, both by practitioners and especially by those who teach. In
this sense, Motor Praxiology aims to study the Internal Logic of games and sports, that
is, to understand how each motor practice works according to its rules and how each
player can act in relation to four basic elements: space, other players, materials, and
time. The objective of this study is to characterize the Internal Logic of Beach Tennis
from the Motor Praxiology. This study is a theoretical and exploratory research. The
praxiological analysis was carried out using the concepts of Motor Praxiology with the
rules of Beach Tennis. Altogether, 27 subroles were found in an individual game, that
is, each player has 27 principles of strategic actions to hit the ball, two at the service
moment and 25 at the game moment; and 35 subroles in a doubles game, three of
them at the service moment and 32 of those at the game moment. With the study, it
was possible to find several relevant information, such as the cooperation and
opposition relations of the players during a match, the influence that practices in an
open or closed environment have for the game and mainly the roles and subroles that
the players can assume within a part, undoubtedly this facilitates the understanding of
the operating logic of this driving practice, especially for those who do not know it, but
also for those who work directly with it, such as teachers and players, with the main
intention of highlighting fundamental elements that must be considered during the
teaching and training process of this modality. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Beach tennis | eng |
dc.subject | Praxiologia motriz | por |
dc.subject | Lógica interna | por |
dc.subject | Motor praxiology | eng |
dc.subject | Internal logic | eng |
dc.title | A lógica interna do beach tennis a partir da praxiologia motriz | por |
dc.title.alternative | The internal logic of beach tennis based on motor praxiology | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O Beach Tennis é uma prática motriz onde cada praticante manuseia uma raquete e
controla uma bola. Além disso, é praticada em uma quadra de areia dividida por uma
rede. Essa modalidade é relativamente nova, tendo surgido em meados de 1987 na
Itália e suas regras surgiram da mistura de algumas práticas motrizes, como o tênis,
voleibol de praia, badminton e frescobol. No Brasil, o Beach Tennis chegou em
meados de 2008 no estado do Rio de Janeiro. Devido aos recentes resultados dos
atletas brasileiros nas competições internacionais e sua fácil jogabilidade, bem como
a diversão que a prática proporciona - mesmo para quem nunca jogou - e por ser
praticada em regiões litorâneas, rapidamente expandiu-se e vem conquistando
adeptos em todo o Brasil. Sempre que uma nova prática motriz se faz presente na
sociedade, inúmeras necessidades surgem, em especial a de compreender da melhor
forma possível como esse esporte funciona, tanto por parte dos praticantes e em
especial por quem ensina. Nesse sentido, a Praxiologia Motriz objetiva estudar a
Lógica Interna dos jogos e esportes, ou seja, compreender como cada prática motriz
funciona de acordo com as suas regras e como cada jogador pode atuar em relação
a quatro elementos básicos: o espaço, demais jogadores, materiais e tempo. O
objetivo desse estudo é caracterizar a Lógica Interna do Beach Tennis a partir da
Praxiologia Motriz. Esse estudo se constitui de uma pesquisa teórica e com caráter
exploratório. A análise praxiológica foi realizada dos conceitos da Praxiologia Motriz
com as regras do Beach Tennis. Ao todo foram encontrados 27 subpapeis em um jogo
individual, ou seja, cada jogador possui 27 princípios de ações estratégicas de rebater
a bola, sendo dois no momento saque e 25 no momento jogo; e 35 subpapeis em um
jogo de duplas, sendo três no momento saque e 32 desses, no momento jogo. Com o
estudo, foi possível encontrar diversas informações relevantes, como as relações de
cooperação e oposição dos jogadores durante uma partida, a influência que a pratica
em um ambiente aberto ou fechado tem para o jogo e principalmente os papeis e
subpapéis que os jogadores podem assumir dentro de uma partica, sem dúvida isso
facilita a compreensão da lógica de funcionamento desta prática motriz, em especial
para quem não a conhece, mas também para quem atua diretamente com ela, como
professores e jogadores, com o principal intuito de evidenciar elementos fundamentais
que devem ser considerados durante o processo de ensino e treinamento desta
modalidade. | por |
dc.contributor.advisor1 | Ribas, João Francisco Magno | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2539825151216671 | por |
dc.contributor.referee1 | Laporta, Lorenzo Iop | |
dc.contributor.referee2 | Leonardi, Thiago José | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1025792490068269 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |