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dc.contributor.advisorCanfield, Marta de Salles
dc.creatorSantos, Etiane Rose Junges dos
dc.date.accessioned2023-05-12T13:15:14Z
dc.date.available2023-05-12T13:15:14Z
dc.date.issued2004-12-01
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29061
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis paper is final result of the Specialization Course in Human Movement Science, sub area Human Movement Pedagogy, developed at the Physical Education and Sport Center – UFSM. It seeks to know the importance of the movement activities in the infantile development. In the research the contribution of the movement activities developed by the Santa Maria Municipal preschool children in their integral development is verified. Sixteen class situations were filmed in eight different municipal schools, the objective was to know the movement activities developed by the children in the school, that were provided by the teachers in their preschool routines. The found activities were categorized in few movement activities, hygienic and snack activities, handicraft activities, wide and free activities. The reality found through the class films interpretation was confronted with Human Development literature seeking its contribution in the Infantile Development. It was noticed that some schools do not present practices contemplating the entire integral child development aspects, and the primordial aspects of the total were not focused compromising the basis of the Infantile Development. Thus we consider the necessity of the infantile professionals better qualification very important, seeking the consciousness of the responsibility that these professionals have when working with the children in this age, which are in a peculiar development stage, where the carelessness and the lack of professionalism of this persons can bring impairments to their integral development process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.titleA importância das atividades de movimento no desenvolvimento infantilpor
dc.title.alternativeThe importance of movement activities in the infantile developmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado final do curso de Especialização em Ciência do Movimento Humano, Sub – Área Pedagogia do Movimento Humano, desenvolvido no Centro de Educação Física e Desportos – UFSM, visando conhecer a importância das atividades do movimento no Desenvolvimento Infantil. Na pesquisa foram verificadas se as atividades de movimento realizadas por crianças de classes de Pré - Escola da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, no ano de 2003, estão contribuindo, ou não, para o seu desenvolvimento integral. Foram vídeo – filmadas 16 situações de aula em oito diferentes escolas da rede municipal de ensino, procurando conhecer as atividades de movimento realizadas na escola pelas crianças, oportunizadas pelas professoras em suas rotinas na Pré – Escola. As atividades encontradas foram categorizadas em atividades com poucos movimentos, atividades de higiene e lanche, atividades manuais, atividades amplas e livres. A realidade encontrada através da decodificação das filmagens das aulas, foi confrontada com a literatura de Desenvolvimento Humano, buscando sua contribuição no processo de Desenvolvimento Infantil. Percebeu –se que algumas escolas não apresentaram práticas que contemplassem todos aspectos do desenvolvimento integral da criança, deixando de enfocar aspectos primordiais da totalidade, comprometendo desta forma, a base do Desenvolvimento Infantil. Assim consideramos de suma importância a necessidade de uma maior qualificação dos profissionais da Educação Infantil, visando a tomada de consciência da responsabilidade que estes possuem ao trabalhar com a criança nesta faixa etária que se encontra em estágio peculiar de desenvolvimento, onde o descaso e a falta de profissionalismo destes pode acarretar comprometimentos no seu processo de desenvolvimento integral.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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