dc.contributor.advisor | Oliveira, Valeska Maria Fortes de | |
dc.creator | Santos, Fernanda Gabriela Soares dos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T12:15:26Z | |
dc.date.available | 2023-05-19T12:15:26Z | |
dc.date.issued | 2006-11-21 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29123 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | The work, “Management and Racism: how to face the dialectic of the
preconception?”, leaving of the principle was developed in the Course of
Specialization in Educational Management, of the Center of Education of the Federal
University of Santa Maria (UFSM), that the Brazilian miscegenation is an old reality,
although the racial preconception still to be occult under the flag of the harmony
between the races, in this country. In this direction, the objective of this work is to
investigate as the school, deals with the racial questions. The inquiry occurred for the
methodological accesses of the orality and the qualitative method, by means of
Histories of Life. Of this form, the chosen subject was not only limited to the scientific
explanation, but also my history of life, which if confuses with the proper process of
elaboration of the work, justifying the done choices. Thus, the choice of the citizens of
this research was not given of accidental form, being chosen professors of the initial
years, infantile education and final years, so that to have notion of the positioning of
these professors to they deal it with racism. The instrument used for collection of data
was the half-structuralized interview, being, for this, elaborated a script. The register
of the data if gave by means of writing with posterior transcription of says them of the
interviewed ones. It was sufficiently difficult to convince the professors and/or
managers to give its opinions, perhaps because to speak on racism still it bothers.
What I observed during the interviews, of a form sufficiently accented, was the way as
some denied the existence of the racial preconception in Brazil, and same in its you
speak, they left to glimpse racism proper, however dissimulated, hidden in it exactly.
This situation is seen from the presentation of this work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Racismo | por |
dc.subject | Dialética | por |
dc.subject | Preconceito | por |
dc.subject | História de vida | por |
dc.subject | Miscigenação | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Racism | eng |
dc.subject | Dialectic | eng |
dc.subject | Preconception | eng |
dc.subject | History of life | eng |
dc.subject | Miscegenation | eng |
dc.title | Gestão e racismo: como enfrentar a dialética do preconceito? | por |
dc.title.alternative | Management and racism: how to face the dialectic of the preconception? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O trabalho, “Gestão e Racismo: como enfrentar a dialética do preconceito?”,
foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de
Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), partindo do princípio que
a miscigenação brasileira é uma realidade antiga, apesar de o preconceito racial ainda
estar oculto sob a bandeira da harmonia entre as raças, neste país. Nesse sentido, o
objetivo deste trabalho é investigar como a escola, lida com as questões raciais. A
investigação ocorreu pelos acessos metodológicos da oralidade e do método
qualitativo, por meio das Histórias de Vida. Dessa forma, o tema escolhido não se
limitou somente à explicação científica, mas também a minha história de vida, a qual
se confunde com o próprio processo de elaboração do trabalho, justificando as
escolhas feitas. Assim, a escolha dos sujeitos desta pesquisa, não se deu de forma
casual, sendo escolhidos professores dos anos iniciais, educação infantil e anos finais,
para que se ter noção do posicionamento desses professores ao lidarem com o racismo.
O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, sendo,
para isso, elaborado um roteiro. O registro dos dados se deu por meio de gravação com
posterior transcrição das falas dos entrevistados. Foi bastante difícil convencer os
professores e/ou gestores a darem suas opiniões, talvez porque falar sobre racismo
ainda incomode. O que observei durante as entrevistas, de uma forma bastante
acentuada, foi a maneira como alguns negavam a existência do preconceito racial no
Brasil, e mesmo em suas falas, deixavam vislumbrar um racismo próprio, porém
dissimulado, escondido em si mesmo. Essa situação é vista a partir da apresentação
deste trabalho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |