dc.contributor.advisor | Munhóz, Maria Alcione | |
dc.creator | Rossato, Miria Inês Pigatto | |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T14:08:28Z | |
dc.date.available | 2023-05-19T14:08:28Z | |
dc.date.issued | 2005-03-16 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29130 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The present work search a reflection concerring the teachers’
formation for they work with the students’ inclusion with special
educational needs. For the accomplishment of the study, it was constituted
a theoretical referencial that favored an deepment of the theories on the
theme, that based the analysis of the subjects interviewees’ different
positionings. The research was accomplished with teachers and students
of the Normal Course of the State Institute of Education Dinarte Ribeiro, in
the city, of Caçapava of the South, with the objective of verifying the
teachers’ capacity to work with included students, guaranteeing that the
student carrier of special educational needs can be respected in its
individuality and considered as a person, capable to have autonomy and efficiency in fact daily. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Necessidades educacionais especiais | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Special educational needs | eng |
dc.subject | Formation of teachers | eng |
dc.title | Um novo olhar sobre a educação inclusiva | por |
dc.title.alternative | A new glance on the inclusive education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca uma reflexão acerca da formação dos
professores para trabalharem com a inclusão de alunos com
necessidades educacionais especiais. Para a realização do estudo, foi
constituído um referencial teórico que favoreceu um aprofundamento das
teorias sobre o tema, que embasou a análise dos diferentes
posicionamentos dos sujeitos entrevistados. A pesquisa foi realizada com
professores e alunos do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação
Dinarte Ribeiro, na cidade de Caçapava do Sul, com o objetivo de verificar
a capacidade dos professores trabalharem com alunos incluídos,
garantindo que o aluno portador de necessidades educacionais especiais
possa ser respeitado em sua individualidade e considerado como uma
pessoa, capaz de ter autonomia e eficiência na realidade cotidiana. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |