Mostrar registro simples

dc.creatorFeliciani, Márcia Zanin
dc.date.accessioned2023-05-22T14:56:40Z
dc.date.available2023-05-22T14:56:40Z
dc.date.issued2023-04-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29154
dc.description.abstractThe theme of this dissertation is the tactical use (CERTEAU, 1998) of social network platforms (VAN DIJCK; POELL; DE WAAL, 2018) to promote a political candidacy, relying on the collaborative and creative biopower of the multitude (HARDT; NEGRI, 2001). The theme is approached through a Case Study (BECKER, 1993) anchored in the evidential paradigm (BRAGA, 2008) and Digital Methods (ROGERS, 2016; 2019; OMENA, 2019). The empirical object is Gabinete do Amor, an initiative that arose in support of Guilherme Boulos and Luiza Erundina’s candidacy for mayor of São Paulo in 2020 municipal elections. The proposal has the following specific objectives: a) to situate Gabinete do Amor in media and political context of São Paulo in 2020; b) to map the platforms used in the campaign, observing the production and circulation of content; c) to present an overview of the insertion of Gabinete do Amor on Facebook; and d) to identify, based on the analysis of 11 publications, the main tactics and strategies used by the initiative on Facebook. By reaching them, it is expected to answer the guiding question of the research, which is: how did the tactical performance of Gabinete do Amor contribute to the promotion of Guilherme Boulos’s candidacy for mayor of São Paulo in the 2020 elections? The main results found were the reference to pop culture products, criticism and distinction of the opposition, redefinition of expressions and use of puns and contractions. By explaining them, it is expected to help members of social collectives, political marketing professionals and future Communication researchers to conduct their work in the area.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTáticapor
dc.subjectPlataformaspor
dc.subjectCampanha eleitoralpor
dc.subjectGabinete do amorpor
dc.subjectBiopotência da multidãopor
dc.subjectTacticseng
dc.subjectPlatformseng
dc.subjectElection campaigneng
dc.subjectBiopower of the multitudeeng
dc.titleUso tático das plataformas: estudo da atuação do gabinete do amor para a promoção da candidatura de Guilherme Boulos nas eleições de 2020por
dc.title.alternativeTactical use of platforms: study of gabinete do amor’s work to promote Guilherme Boulos’ candidacy in 2020 electionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO tema desta dissertação é o uso tático (CERTEAU, 1998) de plataformas de rede social (VAN DIJCK; POELL; DE WAAL, 2018) para a promoção de uma candidatura política, apoiando-se na biopotência colaborativa e criativa da multidão (HARDT; NEGRI, 2001). A temática é abordada por meio de um Estudo de Caso (BECKER, 1993) ancorado no paradigma indiciário (BRAGA, 2008) e nos Métodos Digitais (ROGERS, 2016; 2019; OMENA, 2019). O objeto empírico é o Gabinete do Amor, iniciativa que surgiu em apoio à candidatura de Guilherme Boulos e Luiza Erundina (PSOL) à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2020. A proposta tem como objetivos específicos: a) situar o Gabinete do Amor no contexto midiático e político paulistano de 2020; b) mapear as plataformas utilizadas na campanha, observando a produção e circulação dos conteúdos; c) apresentar um panorama da inserção do Gabinete do Amor no Facebook; e d) identificar, a partir do aprofundamento de 11 publicações, as principais táticas e estratégias empregadas pela iniciativa no Facebook. Ao atingi-los, espera-se responder à pergunta norteadora da pesquisa, a saber: como a atuação tática do Gabinete do Amor contribuiu para a promoção da candidatura de Guilherme Boulos à prefeitura de São Paulo nas eleições de 2020? Os principais resultados encontrados foram a referência a produtos da cultura pop, a crítica e distinção da oposição, a ressignificação de expressões e o uso de trocadilhos e contrações. Ao explaná-los, espera-se auxiliar membros de coletivos sociais, profissionais de marketing político e futuros pesquisadores da Comunicação a conduzirem seus trabalhos na área.por
dc.contributor.advisor1Dalmolin, Aline Roes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7869463407801702por
dc.contributor.advisor-co1Pozobon, Rejane de Oliveira
dc.contributor.referee1Karhawi, Issaaf Santos
dc.contributor.referee2Foletto, Leonardo Feltrin
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577688641169023por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International