dc.creator | Feliciani, Márcia Zanin | |
dc.date.accessioned | 2023-05-22T14:56:40Z | |
dc.date.available | 2023-05-22T14:56:40Z | |
dc.date.issued | 2023-04-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29154 | |
dc.description.abstract | The theme of this dissertation is the tactical use (CERTEAU, 1998) of social network platforms
(VAN DIJCK; POELL; DE WAAL, 2018) to promote a political candidacy, relying on the
collaborative and creative biopower of the multitude (HARDT; NEGRI, 2001). The theme is
approached through a Case Study (BECKER, 1993) anchored in the evidential paradigm
(BRAGA, 2008) and Digital Methods (ROGERS, 2016; 2019; OMENA, 2019). The empirical
object is Gabinete do Amor, an initiative that arose in support of Guilherme Boulos and Luiza
Erundina’s candidacy for mayor of São Paulo in 2020 municipal elections. The proposal has
the following specific objectives: a) to situate Gabinete do Amor in media and political context
of São Paulo in 2020; b) to map the platforms used in the campaign, observing the production
and circulation of content; c) to present an overview of the insertion of Gabinete do Amor on
Facebook; and d) to identify, based on the analysis of 11 publications, the main tactics and
strategies used by the initiative on Facebook. By reaching them, it is expected to answer the
guiding question of the research, which is: how did the tactical performance of Gabinete do
Amor contribute to the promotion of Guilherme Boulos’s candidacy for mayor of São Paulo in
the 2020 elections? The main results found were the reference to pop culture products, criticism
and distinction of the opposition, redefinition of expressions and use of puns and contractions.
By explaining them, it is expected to help members of social collectives, political marketing
professionals and future Communication researchers to conduct their work in the area. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tática | por |
dc.subject | Plataformas | por |
dc.subject | Campanha eleitoral | por |
dc.subject | Gabinete do amor | por |
dc.subject | Biopotência da multidão | por |
dc.subject | Tactics | eng |
dc.subject | Platforms | eng |
dc.subject | Election campaign | eng |
dc.subject | Biopower of the multitude | eng |
dc.title | Uso tático das plataformas: estudo da atuação do gabinete do amor para a promoção da candidatura de Guilherme Boulos nas eleições de 2020 | por |
dc.title.alternative | Tactical use of platforms: study of gabinete do amor’s work to promote Guilherme Boulos’ candidacy in 2020 elections | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O tema desta dissertação é o uso tático (CERTEAU, 1998) de plataformas de rede social (VAN
DIJCK; POELL; DE WAAL, 2018) para a promoção de uma candidatura política, apoiando-se
na biopotência colaborativa e criativa da multidão (HARDT; NEGRI, 2001). A temática é
abordada por meio de um Estudo de Caso (BECKER, 1993) ancorado no paradigma indiciário
(BRAGA, 2008) e nos Métodos Digitais (ROGERS, 2016; 2019; OMENA, 2019). O objeto
empírico é o Gabinete do Amor, iniciativa que surgiu em apoio à candidatura de Guilherme
Boulos e Luiza Erundina (PSOL) à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2020. A
proposta tem como objetivos específicos: a) situar o Gabinete do Amor no contexto midiático
e político paulistano de 2020; b) mapear as plataformas utilizadas na campanha, observando a
produção e circulação dos conteúdos; c) apresentar um panorama da inserção do Gabinete do
Amor no Facebook; e d) identificar, a partir do aprofundamento de 11 publicações, as principais
táticas e estratégias empregadas pela iniciativa no Facebook. Ao atingi-los, espera-se responder
à pergunta norteadora da pesquisa, a saber: como a atuação tática do Gabinete do Amor
contribuiu para a promoção da candidatura de Guilherme Boulos à prefeitura de São Paulo nas
eleições de 2020? Os principais resultados encontrados foram a referência a produtos da cultura
pop, a crítica e distinção da oposição, a ressignificação de expressões e o uso de trocadilhos e
contrações. Ao explaná-los, espera-se auxiliar membros de coletivos sociais, profissionais de
marketing político e futuros pesquisadores da Comunicação a conduzirem seus trabalhos na
área. | por |
dc.contributor.advisor1 | Dalmolin, Aline Roes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7869463407801702 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Pozobon, Rejane de Oliveira | |
dc.contributor.referee1 | Karhawi, Issaaf Santos | |
dc.contributor.referee2 | Foletto, Leonardo Feltrin | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1577688641169023 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |