Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeães Filho, Wenceslau Virgílio
dc.creatorSagrillo, Daniele Rorato
dc.date.accessioned2023-05-26T11:58:40Z
dc.date.available2023-05-26T11:58:40Z
dc.date.issued2005-05-19
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29209
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to understand, through the differentiation between "abstract" and "concrete" work, the Physical Education Teacher's role as a mediator in the construction of a free time endowed with concrete sense as well as a work time. We know that the pedagogic practice is addressed by the social practice as a whole, revealing the teacher's world vision, with this intention, the present study also tries to understand what the Physical Education Teacher does in his/her free time. The research involves teachers from public schools in the municipal district of Santa Maria/RS. These individuals were interviewed so that their ideas could serve as contributions for the study. Although there are no closed conclusions regarding the focused theme, we believed that the work developed today by the Teachers is a time of abstract work as well as an abstract free time, in spite of the fact that we evidence there are some reflections about it, but nothing that it is executed in concrete practice, as part of the pedagogic action as of their own free time. This way, it is necessary more time of dedication to the theme and, also, of discussion of the own organization of the time and of the objectives to be reached in schools, so that we can make a possible pedagogic action/change.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessores de educação físicapor
dc.subjectMediadorpor
dc.subjectTempo de trabalhopor
dc.subjectTempo livre concretopor
dc.subjectPhysical education teachereng
dc.subjectMediatoreng
dc.subjectWork and free time concreteeng
dc.titleO professor de educação física enquanto mediador na construção de um tempo livre dotado de sentido concretopor
dc.title.alternativeThe physical education teacher as a mediator in the construction of a free time endowed with concrete senseeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoO objetivo do estudo é compreender por meio da diferenciação entre trabalho “abstrato” e trabalho “concreto”, o papel do Professor de Educação Física enquanto mediador na construção de um tempo livre dotado de sentido concreto, bem como um tempo de trabalho. Sabemos que a prática pedagógica está direcionada pela prática social como um todo, revelando assim a visão de mundo do professor, com esse intuito, o presente estudo procurou também compreender o que o Professor de Educação Física faz no seu tempo livre. A pesquisa integra professores da rede pública de ensino do município de Santa Maria/RS. Esses sujeitos foram entrevistados, para que suas idéias servissem como aportes para o estudo. Embora não existam conclusões fechadas a respeito do tema focado na pesquisa, acreditamos que o trabalho hoje desenvolvido pelos Professores é um tempo de trabalho abstrato, assim como um tempo livre abstrato, apesar de evidenciarmos que já existem reflexões a respeito, mas ainda nada que se efetive na prática concreta, tanto do ato pedagógico como do próprio tempo livre. Assim sendo, é preciso um tempo maior de dedicação ao tema e, também, de discussão da própria organização do tempo e dos objetivos a serem alcançados dentro das escolas, para que se chegue a uma possível ação/transformação pedagógica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto