dc.contributor.advisor | Leães Filho, Wenceslau Virgílio | |
dc.creator | Sagrillo, Daniele Rorato | |
dc.date.accessioned | 2023-05-26T11:58:40Z | |
dc.date.available | 2023-05-26T11:58:40Z | |
dc.date.issued | 2005-05-19 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29209 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The objective of this study is to understand, through the differentiation
between "abstract" and "concrete" work, the Physical Education Teacher's role as a
mediator in the construction of a free time endowed with concrete sense as well as a
work time. We know that the pedagogic practice is addressed by the social practice
as a whole, revealing the teacher's world vision, with this intention, the present study
also tries to understand what the Physical Education Teacher does in his/her free
time. The research involves teachers from public schools in the municipal district of
Santa Maria/RS. These individuals were interviewed so that their ideas could serve
as contributions for the study. Although there are no closed conclusions regarding
the focused theme, we believed that the work developed today by the Teachers is a
time of abstract work as well as an abstract free time, in spite of the fact that we
evidence there are some reflections about it, but nothing that it is executed in
concrete practice, as part of the pedagogic action as of their own free time. This way,
it is necessary more time of dedication to the theme and, also, of discussion of the
own organization of the time and of the objectives to be reached in schools, so that
we can make a possible pedagogic action/change. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Professores de educação física | por |
dc.subject | Mediador | por |
dc.subject | Tempo de trabalho | por |
dc.subject | Tempo livre concreto | por |
dc.subject | Physical education teacher | eng |
dc.subject | Mediator | eng |
dc.subject | Work and free time concrete | eng |
dc.title | O professor de educação física enquanto mediador na construção de um tempo livre dotado de sentido concreto | por |
dc.title.alternative | The physical education teacher as a mediator in the construction of a free time endowed with concrete sense | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | O objetivo do estudo é compreender por meio da diferenciação entre trabalho
“abstrato” e trabalho “concreto”, o papel do Professor de Educação Física enquanto
mediador na construção de um tempo livre dotado de sentido concreto, bem como
um tempo de trabalho. Sabemos que a prática pedagógica está direcionada pela
prática social como um todo, revelando assim a visão de mundo do professor, com
esse intuito, o presente estudo procurou também compreender o que o Professor de
Educação Física faz no seu tempo livre. A pesquisa integra professores da rede
pública de ensino do município de Santa Maria/RS. Esses sujeitos foram
entrevistados, para que suas idéias servissem como aportes para o estudo. Embora
não existam conclusões fechadas a respeito do tema focado na pesquisa,
acreditamos que o trabalho hoje desenvolvido pelos Professores é um tempo de
trabalho abstrato, assim como um tempo livre abstrato, apesar de evidenciarmos que
já existem reflexões a respeito, mas ainda nada que se efetive na prática concreta,
tanto do ato pedagógico como do próprio tempo livre. Assim sendo, é preciso um
tempo maior de dedicação ao tema e, também, de discussão da própria organização
do tempo e dos objetivos a serem alcançados dentro das escolas, para que se
chegue a uma possível ação/transformação pedagógica. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |